Hábitos financeiros difíceis de adquirir, mas que valem para a vida toda

7-Hábitos-que-Irão-Ajudar-Você-a-Conquistar-sua-Independência-Financeira-05

Muitas pessoas se arrependem de algumas decisões financeiras que já tomaram em determinados momentos, como não ter economizado mais, não ter aproveitado um salário da forma correta, entre outras.  Alguns hábitos, mesmo difíceis para alguns, podem evitar que você passe por situações ruins no futuro.

Confira alguns exemplos:

Crie um orçamento e siga-o – “Ter a disciplina necessária para seguir um orçamento todo o mês vai garantir que você controle sobre seu dinheiro”, explicou o conselheiro financeiro Jamie Pomeroy. Para que isso seja possível, ele diz que é necessário criar um orçamento com o qual você consiga se adaptar facilmente. Uma boa forma de manter o controle sobre suas finanças é utilizando aplicativos de orçamento. Para tornar esse processo mais fácil, você também pode estabelecer para onde vai cada quantia de sua renda, evitando gastar fora do orçamento.

Crie um fundo para emergências – Ter uma quantia de dinheiro destinada para emergências é fundamental: seja em casos de demissão ou de um conserto do carro, você vai precisar ter uma quantia em mãos para conseguir passar por essas situações sem dívidas. Essa quantia deve ser o suficiente para que você consiga cobrir entre seis a nove meses de despesas. Para começar a economizar com essa finalidade, entretanto, é ideal que antes você quite as suas dívidas e vá cortando seus gastos mensalmente para conseguir economizar cada vez mais.

Aproveite o tempo para economizar dinheiro – Uma das coisas mais valiosas quando se trata de economizar dinheiro é o tempo: quanto mais cedo você começar a economizar, mais dinheiro terá a longo prazo, principalmente quando se trata de economizar para investir em uma previdência privada. No início, pode ser que você não consiga economizar o tanto quando deseja, mas em algum momento você deve atingir a meta de economizar no mínimo 20% de sua renda anual para a aposentadoria, segundo o planejador financeiro Jose V. Sanchez.

Viva como se já estivesse aposentado – Se você se preocupa com o momento em que se aposentará, é interessante que você comece a viver com a quantia correspondente à da aposentadoria antes mesmo de parar de trabalhar. A planejadora financeira Shannon McLay explica que uma boa forma de fazer isso é realizar pequenos ajustes em seu estilo de vida para conseguir reduzir o quanto gasta. Outra vantagem disso é que você pode economizar o restante da renda que não está utilizando.

Fonte: Infomoney

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Fusesc participa dos 40 anos da patrocinadora SIM

A Fusesc esteve presente na celebração dos 40 anos da patrocinadora SIM – Caixa de Assistência à Saúde, reforçando a parceria histórica entre as instituições.

Publicação

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação
Conecta