Notícias

Consumismo e Previdência Complementar

| Notícias, Publicações

pexels-photo-1246954-od8awmmnswnq0pr78gxet0sgnghbm7m5nn0y1iy274

A pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu do mundo inteiro cuidados rigorosos com a questão da saúde pública. Aos indivíduos, cuidar de si, dos seus familiares e amigos ser tornou uma necessidade constante no dia a dia, mais do que nunca. Neste momento, passamos a refletir também sobre o consumo exagerado e os reflexos na vida financeira das pessoas e, consequentemente, na vida do planeta. Manter o controle dos gastos em meio a uma crise como a atual não é tarefa simples para muitas pessoas. Em contexto assim, é importante estarmos atentos aos pequenos gastos.

Sabemos que a publicidade incentiva o consumo, e não hábitos de educação financeira e previdenciária que fazem parte de estratégias de investimentos bem sucedidas e prósperas. Ensina, portanto, a consumir. É claro que o consumo é importante, tanto para movimentar a economia quanto para nos garantir os produtos, bens e serviços necessários para nossas vidas no presente. Mas planejar, poupar e investir para o futuro é crucial para a garantia de uma aposentadoria mais segura e tranquila.

Nesse sentido, falar em educação financeira hoje em dia também deve ser cada vez mais relevante. É justamente em momentos de crise que os conhecimentos que adquirimos ao longo da vida se mostram mais importantes. Quem já possui uma estrutura financeira adequada, que combina poupança, investimentos e cuidados com os gastos geralmente sente menos os impactos de crises como esta, que atingiu em cheio muitas famílias no Brasil e no mundo.

Portanto, saber diferenciar desejos de necessidades torna-se fundamental para um planejamento financeiro de sucesso, capaz de proteger os recursos acumulados e, ao mesmo tempo, que não lhe faça abrir mãos dos pequenos prazeres que a vida pode nos proporcionar. O mais difícil é dar os primeiros passos. Mas pensar naquilo que consumimos, de que forma, em quais lugares e contextos, além de nos fazer economizar, ajuda o meio ambiente.

E você, já refletiu sobre o seu padrão de consumo? Existem gastos desnecessários ou pouco interessantes? Já pensou que esses gastos supérfluos podem ser a chave do seu futuro? Faça as contas e veja o quanto do seu dinheiro gasto poderia ser revertido a favor da sua saúde financeira.

#issoprotegesuavida

Programa de Educação Financeira e Previdenciária A Escolha Certa

Compartilhe nosso conteúdo com a hashtag #issoprotegesuavida nas redes sociais!

 –

Outros textos desta série:

A importância de não realizar resgate na previdência em momentos de baixa do mercado

Diversificação de investimentos: segurança de receber sua aposentadoria

Mercado em baixa? Agora é hora de investir em Previdência!

Você certamente já ouviu o mais famoso jargão do mercado financeiro

2020 - post + stories - posse_site-1

Conselheiros indicados tomam posse e Banco do Brasil indica novo Diretor

No dia 29 de maio tomaram posse os novos conselheiros indicados pelas patrocinadoras, nos Conselhos Fiscal e Deliberativo, para o quadriênio 2020/2024. A posse foi realizada por videoconferência, tendo em vista as medidas de isolamento social ainda em vigor pela pandemia do coronavirus. A posse foi dada pelo então Presidente do Conselho...

+ LEIA MAIS