Notícias

Novembro é mês de alteração de percentual, confira

| Notícias, Publicações

Conforme previsto em Regulamento, de 1º a 30 de novembro os Assistidos têm a oportunidade de alterar o percentual de retirada do benefício e os Participantes a possibilidade de alterar o percentual de contribuição ao seu plano de previdência complementar.

Atenção: 

  • Caso não queira promover a alteração, não há necessidade de manifestação, será automaticamente mantido o percentual atual em 2021;
  • Caso queira alterar, o novo percentual solicitado entrará em vigor a partir do benefício recebido em janeiro de 2020;

Neste ano as alterações serão realizadas somente por telefone ou pelo site, no Autoatendimento, por conta das restrições do atendimento presencial como medida de contenção à disseminação do coronavírus.

Outra novidade, é que será possível imprimir a alteração realizada pelo Autoatendimento, para guardar e consultar a informação sempre que desejar.

Para auxiliar nessa decisão, a Fusesc disponibiliza algumas informações:

Cenário macroeconômico em 2021:  

De acordo com pesquisa realizada pelo Banco Central do Brasil, com integrantes do Mercado Financeiro Brasileiro, aponta para manutenção da taxa de juros básicos da economia (Taxa Selic) em 2% ao ano para todo o exercício de 2021. Essa taxa representa uma rentabilidade mensal de 0,17% para as aplicações mais conservadoras de renda fixa. A mesma pesquisa revela também que a expectativa para a inflação (IPCA) para o ano de 2021 deve ficar entre 3 e 4%.

No entanto, a Fusesc mantém as aplicações dos planos de benefícios em diversos segmentos de aplicações e não só na renda fixa. Considerando as alocações que os planos de benefícios possuem, ou seja, em Renda fixa, Renda variável, Imóveis, Empréstimos a Participantes e investimentos estruturados, nossa meta é alcançar no ano de 2021 rentabilidade consolidada entre 6 a 7% no ano.

É sempre importante avaliar o cenário econômico atual e o aumento da longevidade, com o objetivo de preservar o benefício por um tempo maior. Afinal, quanto mais alto o percentual de retirada em relação ao retorno dos investimentos, menor será o saldo total de conta.

Para quem é Assistido, é importante planejar a alíquota de recebimento considerando o histórico de rentabilidade do plano (os dados estão disponíveis no site da Fusesc), as oscilações do mercado financeiro, que impactam diretamente na rentabilidade de forma positiva ou negativa, assim como o aumento da longevidade. O percentual de recebimento do benefício a ser escolhido é entre 0,5% a 1% ao mês.

Para os Participantes, é fundamental lembrar que o valor contribuído mensalmente é o investimento realizado para o seu futuro. A contrapartida da Patrocinadora acompanha a alíquota escolhida em até 7% sobre o salário de participação. Portanto, na prática, você está ganhando dinheiro da empresa para garantir a sua aposentadoria complementar!

Que outro investimento no mercado oferece isso? Nenhum! É fundamental avaliar se a contribuição mensal é coerente com o retorno pretendido para o momento da aposentadoria. Quanto maior a contribuição, maior será o saldo acumulado para o benefício da previdência complementar.

Além disso, existe a vantagem Fiscal, que é a dedução das contribuições mensais e extraordinárias da base de cálculo do Imposto de Renda em até 12% (na declaração no modelo completo). 

Como alterar

Pela internet: a alteração de percentual pode ser feita no site da Fusesc: www.fusesc.com.br, até o dia 30 de novembro, em alguns passos:

- 1º passo: acesse a área de Autoatendimento, com o seu CPF e senha. Caso ainda não possua uma senha cadastrada, basta clicar em Como Cadastrar e gerar uma senha.

pg inicial

 

- 2º passo: clique no menu Alteração, depois escolha:

Alteração de Percentual de Contribuição – se for Participante:

menu percentual contribuicao

Alteração de Percentual de Benefício – se for Assistido:

2 passo assistidos

 

3º passo: escolha o percentual desejado e clique no botão Confirmar.

Se você é Participante:

pecentual contribuicao

Se você é Assistido:

percentual beneficio

- 4º passo: se desejar, clique no botão imprimir para guardar a opção realizada.

Se você é Participante:

confirmacao contribuicao

Se você é Assistido:

confirmacao beneficio

Pelo telefone: ligue até 30 de novembro para a Central de Atendimento da Fusesc no telefone 0800 048 3000 e informe o percentual de alteração desejado, os atendentes realizarão o procedimento diretamente no sistema. Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento, a ligação é gratuita. O horário de atendimento é das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

2020 - post + stories - prorrogação IOF_site2

Crédito consciente – IOF reduzido até dezembro

A alíquota de 0% para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito foi prorrogada até dia 31 de dezembro de 2020 pelo decreto Nº 10.504. Desta forma, o empréstimo Crédito Consciente Fusesc, que já tem um custo abaixo do praticado pelo mercado, ficou ainda mais acessível. Confira...

+ LEIA MAIS