Notícias

Você sabe gerir seu tempo?

| Notícias, Publicações

#15

Gerenciar o tempo não se trata de programar cada detalhe, mas sim adquirir controle. Quem administra o tempo, aumenta sua produtividade.

Atualmente, muitos são os ladrões da nossa atenção: redes sociais, smartphones e o famigerado Whatsapp, e-mails sem fim e, não bastassem todas essas distrações tecnológicas, ainda existem as muitas interrupções no trabalho, como os telefonemas e até colegas solicitando nossa atenção. Isso gera uma perda de tempo irreparável ao longo das nossas horas, dias e semanas.

A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas. Às vezes, duas horas extras com foco total no trabalho e livre de interrupções geram muito mais produtividade do que oito horas seguidas no horário comercial.

Gestão do tempo nada mais é que um ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente do tempo e das atividades. Você deve saber o quanto gastou e ainda vai gastar para executar determinadas tarefas; se não sabe, planeje.

O que faz você perder seu tempo?

No ambiente profissional, a produtividade é medida pelos resultados que cada colaborador gera para sua organização. Por isso, é muito importante prestar a atenção naquilo que anda roubando seu tempo.

Os desperdícios autogerados são mais fáceis de serem eliminados e basta um pouco de atenção para notá-los, são eles: desorganização (como está o seu local de trabalho? Ele é funcional e permite que você encontre tudo o que precisa facilmente?); procrastinação (o quanto você adia suas ações? Isso é algo comum, porém torna-se um problema quando impede o funcionamento normal de suas ações); incapacidade de dizer não (dizer sim para tudo pode gerar atividades em excesso e lhe deixar sobrecarregado.

A sobrecarga de trabalho gera mais cansaço e por consequência, menos produtividade e ladrões de tempo (quanto tempo você passa olhando e-mails, mensagens instantâneas e redes sociais? Hoje em dia é muito fácil se distrair e passar horas fazendo isso).

Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho?

Após identificar tudo aquilo que desperdiça seu tempo é hora de colocar a mão na massa. Há algumas práticas que podem ser executadas para melhorar sua produtividade. Um fato muito importante e que muitas pessoas não prestam atenção é que há horários ao longo do dia em que você produz mais. Alguns especialistas chamam isso de horário nobre. É aquele período em que você sente que desempenha melhor suas atividades.

Além disso, é preciso traçar planos das atividades a serem realizadas. Esta também é uma dica que varia para cada pessoa. Existem planos anuais, mensais, semanais e até mesmo diários. É preciso descobrir qual funciona melhor para você. Os planos servem tanto para definição de prioridades quanto um meio de consulta e referência. Além de servir como um ótimo organizador de tempo.

 

Fonte: Robson Camargo

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS