Notícias

Como se programar financeiramente para a aposentadoria?

| Notícias, Publicações

Como se programar financeiramente para a aposentadoria

 

A aposentadoria é uma preocupação cada vez mais presente e antecipada na vida dos brasileiros, seja porque a previdência pública sofre constantes alterações, como idade mínima e tempo de contribuição do indivíduo, seja porque o cidadão não acredita mais que esta modalidade seja suficiente para garantir a tranquilidade financeira quando optar por parar de trabalhar. Neste cenário, se preparar financeiramente para o futuro é um comportamento que deve começar desde cedo. Esta mentalidade começa a partir do planejamento financeiro, que se baseia na definição de ações que serão praticadas em curto, médio e longo prazo.

Além disso, se programar para a aposentadoria exige que a pessoa analise individualmente com quantos anos pretende parar de trabalhar e quais atividades realizar neste período. Também é importante começar a estimar o padrão de gastos que terá ao se aposentar, assim como buscar recursos como o Plano de Previdência Complementar que auxilia na obtenção de uma renda a mais.

Feito isso, é possível estipular uma meta de patrimônio que deseja ter obtido até o período da aposentadoria. Com esse objetivo em mente, é necessário calcular os passos que devem ser tomados para atingi-lo. Desta forma, com base na data prevista para a aposentadoria, estime quanto tempo e qual valor deve acumular para dispor do capital estimado no futuro.

 

Fonte: Mag

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS