Notícias

Dicas da autocuidado para melhorar sua saúde mental

| Notícias, Publicações

Dicas da autocuidado para melhorar sua saúde mental

 

O autocuidado é o ato de cuidar de si mesmo, como o próprio nome já diz. São todas aquelas ações que você faz para sentir-se melhor consigo mesmo, ou seja, aumentar o próprio bem estar. É dar valor e dedicar tempo a si mesmo, aos seus pensamentos, emoções e vontades. Existem quatro tipos de autocuidado: físico, social, emocional e espiritual.

As dicas de autocuidado a seguir contemplam todos os tipos de autocuidado. Por que é importante praticar o autocuidado? Você está se sentindo estressado e esgotado? Ou você já aprendeu que é necessário tirar um tempinho para o seu próprio bem estar? Confira a seleção das melhores dicas de autocuidado que você pode facilmente encaixar na sua rotina.

Caminhe – Colocar o corpo em movimento pode ser muito útil para alinhar os pensamentos que estão desalinhados. Por isso, é uma boa ideia separar pelo menos 15 minutos por dia para andar e prestar atenção a sua volta. Você pode ir a pé para o trabalho, parar um pouco mais longe ou aproveitar o tempo do almoço para isso. Durante a caminhada, aprecie a beleza da vida. Olhe para as ruas, as pessoas, os carros. Mas olhe também para si mesmo e tente entender o que está acontecendo aí dentro. Se possível, caminhe durante o dia ao ar livre. Permita-se tomar um pouco de sol!

Use sua criatividade – Nós temos dois hemisférios cerebrais: o racional e o emocional. No dia a dia, o lado racional é dominante, principalmente por quem lida com muitas responsabilidades. Por isso, é importante suprir as necessidades do lado emocional para alcançar o equilíbrio e conseguir pensar em soluções mais inovadoras. Uma forma de fazer isso é sendo criativo. Então inclua na sua rotina atividades que deixem sua criatividade rolar! Desenhe, pinte, revista, colora, cante, dance, escreva, faça crochê, seja lá o que for! Permita-se a liberdade de criar.

Organize seu espaço – Seu espaço exterior é um reflexo direto do interior. Portanto, organizar seu espaço é uma forma organizar sua mente. Organize as áreas em que você passa a maior parte do tempo, como seu quarto e seu espaço de trabalho. Garanta que tem espaço para guardar tudo que precisa nessas áreas. Assim, fica mais fácil de manter organizado ao longo do tempo.

Aproveite um jantar gostoso – Cozinhe seu prato favorito ou vá no seu restaurante favorito e peça aquela comida deliciosa. O importante é aproveitar a refeição sem distrações. Deixe o celular pra lá e se sinta 100% presente, se deliciando com cada sabor.

Faça uma lista da felicidade – Escreva uma lista de todas as pessoas / lugares / coisas que fazem você se sentir feliz e que te fazem sorrir. Uma boa dica de autocuidado é usar esta lista como um guia, uma referência para fazer cada vez mais nos seus dias.

Cuide da sua saúde – Monitore sua saúde, faça checkup regularmente. No dia a dia mantenha hábitos saudáveis, como atividade física regular e horas de sono suficientes.

Converse com um amigo – Manter relações positivas, saudáveis e de apoio é fundamental. Ligue para aquele amigo que sempre te apoia e coloque o papo em dia.

Faça um detox das mídias sociais – Desafie-se a reduzir o tempo que você passa nas mídias sociais. Houve um tempo em que todos nós vivíamos sem mídia social, então tirar um dia de distância é totalmente possível. Além disso, você provavelmente ficará surpreso com o tempo livre que você vai conseguir!

Respire profundamente – Pare alguns minutos do dia para prestar atenção na sua respiração. Existem diversas técnicas de respiração que comprovadamente geram efeitos imediatos.

Aproveite uma boa noite de sono - Troque os lençóis por outros limpos e cheirosos. Acenda uma vela ou jogue um pouco de perfume para ambiente. Desligue-se dos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Aproveite esse momento para repor as energias do seu corpo.

 

Fonte: Mobills

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS