Notícias

Como ter ideias inovadoras?

| Notícias, Publicações

Como ter ideias inovadoras

 

Como ter ideias inovadoras? Essa pergunta intriga muitas pessoas há milhares de anos. Por vários motivos e em vários contextos a criatividade sempre foi uma habilidade admirada pelas pessoas e muito importante para o sucesso e até mesmo a sobrevivência da humanidade. No contexto empresarial, ser criativo é sempre visto com muito bons olhos. Ter ideias inovadoras pode ser um diferencial para conseguir aquela promoção ou o caminho para encontrar um negócio viável lucrativo. Pois é exatamente sobre isso que vamos falar nas dicas a seguir:

Para ter ideias inovadoras precisamos de informações – As ideias inovadoras na maioria das vezes são combinações de informações ou a simples aplicação de um conceito que funciona em um ambiente em outra área. O objetivo aqui é que você entenda que o primeiro passo para ter boas ideias é ter informações e referências. Quanto mais informações você tem, maiores são as suas possibilidades de conseguir misturar umas com as outras e ter grandes ideias. Seja curioso! Todos os dias eu reservo de 30 à 40 minutos para ler notícias em portais, ler um capítulo de um novo livro, procurar na internet como um mecanismo funciona.

Conte suas ideias e ouça as pessoas – Unir seus palpites com as ideias de outras pessoas pode ser um ótimo caminho para ter ideias inovadoras! Nesse processo, tão importante quanto falar é ouvir as pessoas. Muitas vezes os seus amigos e conhecidos podem ter a parte que falta para a sua grande ideia.

Tenha tempo de qualidade para pensar – Sabe quando você está tentando resolver um problema, gasta várias horas e não encontra a solução? No dia seguinte você tenta novamente e resolve o problema em 15 minutos? Com as ideias inovadoras isso também acontece, para as conexões acontecerem é necessário um “tempo de maturação”. Não estou dizendo que você não precisa fazer nada e as ideias virão. Mas que as vezes você precisa “dar um tempo” entre uma ideia e outra para o seu cérebro assimilar as informações e fazer novas conexões.

O erro é importante para o processo – Não tenha medo de errar e principalmente não tente evitar ideias malucas quando estiver tentando gerar insights! Essa dica reúne dois aprendizados importantes: a única forma de aprender de verdade é fazendo e inevitavelmente, cometendo erros e você não deve impedir que as pessoas deem ideias ruins ou absurdas. Dessas ideias podem surgir soluções geniais.

Adapte, transforme e misture ideias – Construir em cima da ideia dos outros é uma ótima fonte de ideias inovadoras. As vezes as pessoas têm as partes que faltam da sua ideia e que precisam ser misturadas a outras ideias para realmente funcionar. O contrário também pode ser verdade, as vezes você é a pessoa que pode contribuir! Portanto ouça as ideias dos outros e tente construir algo maior. Pense em formas diferentes de solucionar o mesmo problema ou onde poderia funcionar além do mercado que a pessoa está propondo? Transportar as ideias de um ambiente e aplicar em outro é uma ótima forma de ter ideias inovadoras!

Se permita perder o foco – Esse “perca no foco” é um dos propulsores das ideias inovadoras. Nesses momentos nosso cérebro está ligado no modo de livre associação de ideias. Você tem a possibilidade de conectar informações que não tem uma correlação lógica automaticamente. Pare para pensar, você tem mais dificuldade em manter o foco ou divagar? Perder o foco é um procedimento padrão das nossas mentes. Basta um segundo e você já parou de trabalhar para pensar naquele problema da semana passada. Esse comportamento do cérebro pode ter sido de grande utilidade para a nossa sobrevivência. Nós conseguimos compor criativamente e simular várias situações em nossa mente.

Tenha um local para anotar tudo – As ideias inovadoras não escolhem hora e nem lugar para aparecer. O problema é que com a mesma velocidade que as ideias surgem elas vão embora, por isso é tão importante ter algum lugar para registrar. Nesse ponto vale tudo! Um bloco de papel que fica sempre no seu bolso, um aplicativo no celular, escrever nas paredes do seu quarto, etc… Apenas anote!Por mais arcaico que isso pareça, eu anoto tudo com papel e caneta. Escrever em algo físico não é só útil para registrar as ideias, mas também no seu processo de aprendizado. Ideias anotadas são mais fáceis de serem lembradas e resgatadas em momentos de devaneio.

 

Fonte: Evolvemvp

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS