É possível manter a pele saudável, preservando sua beleza, desde que se livre dos hábitos que envelhecem a pele. Vamos falar sobre cada um desses maus hábitos que impulsionam o surgimento de manchas, de flacidez, das linhas de expressão e das tão temidas rugas.
Este post foi criado pensando em todas as pessoas que ignoram os fatores que aceleram o processo de envelhecimento e acabam por cultivarem hábitos que envelhecem a pele. A seguir, listamos os principais hábitos que envelhecem a pele:
Beber pouca água – A hidratação é fundamental para a preservação da saúde e beleza da pele. A deficiência da água no organismo causa desidratação e ressecamento na pele, propiciando o surgimento da flacidez. A falta de hidratação também atrapalha a eliminação de toxinas nocivas para a pele.
Tabagismo – Além de ser altamente prejudicial à saúde, o cigarro provoca distúrbios no metabolismo que aceleram a perda do colágeno, principal responsável pela sustentação e elasticidade da pele. Um único cigarro diminui a oxigenação da pele por cerca de noventa minutos, resultando em uma pele ressecada, amarelada, opaca, flácida, cheia de marcas de expressão e enrugada.
Má alimentação – Uma dieta desequilibrada é um dos hábitos que mais envelhecem a pele. Alimentos ricos em gorduras e açúcares são verdadeiros vilões e contribuem para o envelhecimento precoce. O açúcar causa a perda da elasticidade da pele e a gordura se acumula no tecido subcutâneo de forma irregular gerando gordura localizada e celulites.
Dormir mal – Muitos hormônios são produzidos apenas durante o sono, portanto noites mal dormidas são extremamente prejudiciais para a saúde e beleza da pele. Um boa noite de sono é mesmo reparadora, mantém o viço, a jovialidade e evita o surgimento de olheiras.
Exposição solar sem proteção – É a principal causa do envelhecimento precoce, já que a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele. O filtro solar com fator de proteção 30 deve ser usado diariamente no rosto, pescoço, colo e mãos para evitar o fotoenvelhecimento e todos os danos que veem com ele, como: sardas, flacidez, aspereza, manchas, rugas e até câncer de pele.
Sedentarismo – É um mau hábito que também envelhece a pele. Além de afetar o metabolismo, o sedentarismo aumenta o estresse, influencia a qualidade do sono e contribui para o aumento de gordura corporal e flacidez.
Fonte: Clinicaseda










