Notícias

A importância da leitura para as crianças

| Notícias, Publicações

A importância da leitura para as crianças

 

Incentivar a leitura desde a infância é muito importante para que as crianças cresçam com conhecimento, discernimento e sabedoria. Ao embarcar na leitura, os pequenos desenvolvem suas capacidades criativas. A influência dos pais e educadores nessa fase constrói um sólido e saudável hábito que será carregado pelo resto da vida. Para você entender a importância da leitura desde a infância selecionamos alguns tópicos esclarecedores. Dessa forma, você aprenderá a conduzir melhor essa atividade na vida dos pequenos.

A influência da leitura na vida das crianças

O hábito da leitura desenvolve a interação das crianças com o ambiente que as cerca e facilita sua compreensão do mundo. Por isso, a familiaridade deve ser incentivada desde o primeiro ano de vida. A literatura desperta a criatividade e habilidades diversas, como a criatividade, a linguagem e o aumento do vocabulário. Além disso, pode ser um meio para apresentar diferentes culturas e questões éticas de forma lúdica. Com essa abordagem, as crianças conseguem entender melhor os assuntos e desenvolver suas emoções com tranquilidade.

Crie uma rotina de leitura

Muitas coisas boas da vida merecem se tornar um hábito saudável e que ajudam a desenvolver o indivíduo. Assim, a leitura precisa ser introduzia normalmente no cotidiano dos pequenos. Por isso, não deve ser imposta e algo que proporcione sensações negativas. O ideal é começar com obras pequenas e simples para reter a atenção das crianças, respeitando o tempo que elas conseguem se manter atentas. Além disso, observe quais os assuntos que elas consideram mais interessantes e incentive que elas leiam (do jeito delas) as histórias. Pergunte sobre os personagens da história e o que aconteceu com eles para que os pequenos se sintam mais envolvidos com o livro. O momento da leitura deve ser prazeroso e pode ser uma excelente oportunidade de estreitar o relacionamento, principalmente para os pais que passam boa parte do seu tempo trabalhando.

Conheça os estágios da criança leitora

Muitos fatores influenciam nos estágios de leitura das crianças, como a idade, seu conhecimento sobre leitura e seu amadurecimento (psíquico e afetivo). Sua faixa etária definirá a escolha das obras mais adequadas, mas cada criança tem um desenvolvimento próprio. Contudo, você pode seguir a seguinte classificação etária para não errar:

De 10 meses a 2 anos – as histórias devem simples, curtas e rápidas. Além disso, precisa ter muitas gravuras atrativas e coloridas. Um diferencial pode ser o material em que a obra foi produzida, como plástico ou tecido, assim como a presença de fantoches e outras interações com o livro.

De 2 a 3 anos - os textos precisam ser simples (ainda) e com poucos personagens, mas o enredo já pode ser um pouco aprofundado, de preferência algo relacionado ao cotidiano do pequeno. Os formatos podem ser variados, como livros com músicas ou fantoches mais elaborados para que elas retenham mais facilmente as novas palavras que aprenderão com a leitura.

De 3 a 6 anos - os livros precisam ter histórias elaboradas e que abordam temas relacionados ao convívio familiar e escolar. Nessa fase, já podem ser apresentados quadrinhos e livros com dobradura.

 

Fonte: Editorasabereler

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS