Notícias

Os benefícios da jardinagem

| Notícias, Publicações

Os benefícios da jardinagem

 

O trabalho com a jardinagem traz muitos benefícios à saúde. Reduz o estresse e é terapêutico. A jardinagem praticada de forma habitual é bastante recomendada e utilizada na reabilitação de pacientes e diversos estudos científicos comprovam os efeitos benéficos da jardinagem sobre a saúde.

O ato de cuidar do jardim por si só trabalha vários quesitos físicos do corpo. Andar, abaixar, levantar, cavar, enterrar, dentre outras inúmeras ações, queima muitas calorias. A jardinagem aumenta a flexibilidade a reforça as articulações do corpo.

No entanto, deve-se ter cautela ao começar com a jardinagem. A progressão deve ser gradativa. Não se deve começar logo no início cuidando de um jardim enorme, pelo contrário, a prática moderada é a que proporciona o maior benefício. O aumento das atividades deve ser acumulado ao longo do tempo, de acordo com o aumento da prática.

A jardinagem é uma atividade gratificante também para as pessoas mais velhas e/ou com problemas de visão. Algumas habilidades acabam sendo desenvolvidas. No entanto, recomenda-se o uso de ferramentas com cores mais chamativas e fabricadas com materiais mais leves. Além disso, deve-se dar preferência no cultivo de plantas que possuem sementes maiores, além de aprender a identificar as plantas por seu cheiro e sua textura e forma.

Também é recomendada a construção de caminhos bem definidos para explorar o jardim. Para aqueles que têm problemas com o mal de Alzheimer, o jardim deve conter menos espécies de plantas. Para os mais velhos, a jardinagem acaba sendo uma excelente terapia para o aproveitamento do tempo, por isso é importante uma boa dedicação ao jardim, de modo que se dê para cuidar do mesmo com maior calma.

 

Fonte: UOV

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS