Notícias

A relação entre educação financeira e sustentabilidade

| Notícias, Publicações

A relação entre educação financeira e sustentabilidade

 

Alguns assuntos, quando não aprendemos desde pequenos, fazem falta durante a vida; educação financeira e sustentabilidade são dois deles. Aspectos como poupar antes de gastar, reaproveitar produtos e conservar o meio ambiente devem ser introduzidos na rotina das crianças, para que, no futuro, tenhamos gerações mais conscientes e sustentáveis.Os conceitos de ambos os temas estão diretamente relacionados com os 5Rs, a partir dos quais se aprende como simples ações diárias podem reduzir os impactos sobre o planeta. São eles:

– Repensar os hábitos de consumo e descarte;

– Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde;

– Reduzir o consumo desnecessário;

– Reutilizar ao máximo antes de descartar;

– Reciclar materiais.

Da mesma forma acontece quando se fala em educação financeira. Se as pessoas entenderem que se deve repensar o comportamento com relação ao uso do dinheiro, recusar comprar apenas por apelos publicitários, reduzir os impulsos consumistas e começar a reutilizar e reciclar produtos, também haverá reflexo direto nas finanças, havendo uma diminuição dos gastos supérfluos.

Mas, como a maioria da população não foi educada financeiramente, a saída é correr atrás do prejuízo, procurando informações em cursos, palestras e livros sobre o assunto. Se esse é o seu caso, defina o que é prioridade antes de sair às compras. Às vezes, adquirimos alguns produtos que não precisávamos por não termos ciência do que realmente necessitamos.

O consumo consciente é uma prática imprescindível, inclusive porque ajuda o meio ambiente e contribui para um melhor controle das finanças pessoais. Para quem tem filhos, é de extrema importância procurar transmitir esses hábitos a eles, para que cresçam com a noção de responsabilidade social, constituindo uma sociedade mais sustentável – também financeiramente.

 

Fonte: Infomoney

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS