Notícias

Mitos sobre a economia de energia

| Notícias, Publicações

Mitos sobre a economia de energia

 

Atualmente se discute qual a melhor forma de diminuir gastos com a conta de luz no final do mês, mas são medidas simples do nosso dia a dia que fazem toda a diferença. Confira a seguir 5 mitos sobre economia de energia:

O chuveiro é o aparelho que mais consome energia na casaEsse aparelho realmente consome mais luz quando está ligado, porém ao compararmos com outros eletrodomésticos como a geladeira essa regra não pode ser aplicada. Para alguns especialistas é a geladeira o aparelho que mais consome. No final do mês o chuveiro não é o vilão sozinho.

Abrir a geladeira várias vezes ao dia gasta mais energia? – Em geral o grande problema não é a quantidade, mas sim o tempo em que a geladeira fica com a porta aberta. Quando abrimos a porta do aparelho ocorre uma troca de ar entre o ar frio no interior e o ar quente externo. Ao deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo, ela precisa trabalhar mais para manter a temperatura ideal programada. É por essa razão que o aparelho gasta mais energia. Claro que aberturas desnecessárias podem contribuir para o aumento do consumo. Outro ponto que devemos ter atenção é a obstrução das saídas de ar do aparelho e não colocar alimentos muito próximos para garantir a melhor circulação do ar. Essa medida simples pode evitar danos e economizar energia. Verificar a vedação das borrachas do aparelho também pode diminuir gastos com a luz no final do mês.

O ar condicionado é o grande vilão no consumo de energia - Os modelos mais novos são mais econômicos, mas os antigos podem ser considerados um dos vilões na conta de luz. De acordo com a Proteste trocar o ar condicionado velho e a geladeira pode proporcionar uma redução nos gastos de até 67%. Os modelos mais recentes de ar condicionado possuem dispositivos que diminuem a rotação do motor e gera maior economia ao chegar na temperatura desejada. Outra dica é manter o filtro do seu aparelho limpo e realizar manutenções periódicas, já que a sujeira acumulada pode aumentar os gastos do aparelho.

Aparelhos em stand-by não gastam energia – Essa afirmação infelizmente é um mito, de acordo com especialistas deixar os plugs de aparelhos como a TV, Blue Ray ou DVD na tomada em stand-by gasta energia. O mais indicado é tirar todos os dias os plugs da tomada para gerar uma economia significativa ao longo do ano. Uma dica para facilitar o dia a dia é conectar os aparelhos em filtro de linha que possibilite acionar um botão de on/off.

Usar T não prejudica o consumo de energia dos eletrodomésticos e não causa danos - O uso de Ts ou também chamados de Benjamins para adaptar aparelhos não é prejudicial em si, porém ao utilizar muitos aparelhos ligados na mesma tomada, isso pode ocasionar uma sobrecarga no sistema elétrico. Sobrecarregar a parte elétrica de uma casa, prédio ou sala comercial pode gerar incêndios causando danos graves a estrutura do local e até ferimentos. Por isso, ao ligar aparelhos em um T tenha cuidado! O ideal recomendado é não utilizar aparelhos com alta potência na mesma tomada como ferro de passar e aspirador de pó, por exemplo. Além disso, alguns especialistas orientam a calcular a carga que o T suporta e fazer quantos amperes os seus eletrodomésticos consomem.

 

Fonte: Renovigi

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS