Notícias

Hora de estudar: dicas para aumentar a produtividade nos estudos

| Notícias, Publicações

Young man student study at home using laptop and learning online

 

Antes mesmo de começar a mergulhar nos livros e nas atividades, é fundamental criar as condições certas para estudar em casa.  Com os cuidados ideais, você tem a certeza de que vai aproveitar ao máximo o seu tempo, como separar um espaço adequado, organizar uma grade de horários para estudar em casa e possuir o material necessário.

Com os cuidados que apresentamos, já será possível obter um bom rendimento. Mas há como potencializar ainda mais a sua atuação com a ajuda de dicas essenciais para aprender em casa, confira as nossas dicas para estudar em casa da melhor maneira:

Crie uma rotina fixa – Já falamos de horários, mas vale reforçar que é necessário elaborar uma rotina fixa a cada dia. O ideal é tentar estudar sempre no mesmo horário, pois isso faz com que o cérebro se prepare para começar a aprender. Se não for possível, não tem problema. Você pode criar rituais específicos, como estudar após tomar um banho ou quando terminar outra tarefa. Isso também ajuda o cérebro a criar padrões e facilita entrar no ritmo.

Monte um planejamento de acordo com as disciplinas – Estudar em casa no improviso não é uma boa alternativa. Se você deixar para decidir o que aprender na hora em que se sentar em seu espaço, corre o risco de perder muito tempo só nisso. Para evitar, o melhor é já se preparar ao criar um planejamento de estudos. Defina qual é a prioridade entre as disciplinas e qual será a ordem de atividades.

Não foque apenas na teoria – É interessante colocar a mão na massa de outras formas, como ao criar resumos e mapas mentais. Também é muito importante fazer exercícios e revisar os estudos anteriores para fixar, além de caprichar no momento, você vai conseguir memorizar as informações ao longo do tempo.

Aposte em outras formas de aprendizado – Já que está na rotina de estudar em casa, que tal aproveitar para aprender de outras maneiras? Além dos livros, apostilas e apresentações tradicionais, a internet está cheia de alternativas de ensino. É possível assistir a vídeos no Youtube ou ouvir podcasts sobre o tema, também há aplicativos, simulados e plataformas de conhecimentos.

Fuja das distrações ao estudar em casa – Ao mesmo tempo em que traz boas oportunidades, o lar é cheio de distrações e tentações.  A televisão está apenas a um controle remoto de distância e o celular está sempre carregado e à mão. No entanto, cada interrupção compromete seu desempenho. Deixe a televisão desligada e ouça músicas de concentração com o fone de ouvido. Desative as notificações do celular e bloqueie temporariamente suas redes sociais.

Faça pausas para o descanso – Embora seja importante manter a atenção, isso não significa estudar sem parar. Nosso cérebro tem um limite do quanto pode aprender de forma contínua e, depois, precisa de uma pausa. Por isso, é essencial descansar. A cada 1 ou 2 horas, separe 10 ou 15 minutos para relaxar ou fazer outras atividades. Além disso, não pule refeições para estudar e nem deixe de dormir o tempo recomendado por noite.

 

Fonte: Unileao

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS