Notícias

Educação financeira: Saiba o que é e começa a praticar agora

| Notícias, Publicações

Educação financeira

Se você não sabe o que é ou não ouviu falar no termo educação financeira, fique tranquilo. Infelizmente, esse tema não é muito bem trabalhado no Brasil. Por exemplo, não aprendemos sobre finanças pessoais ou até empreendedorismo nas escolas. Em alguns países, disciplinas como essas fazem parte da grade curricular obrigatória dos estudantes há tempos. Como consequência, não temos bons índices sobre o assunto por aqui. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em janeiro de 2020 65,3% da população brasileira estava endividada. Por isso, é importante cada vez mais compartilhar informações de confiança sobre o assunto. Quanto mais gente mais bem educada, melhor será para a economia brasileira.

O que é educação financeira?

A educação financeira é muito mais do que apenas saber economizar o dinheiro. Ela consiste em práticas que tem o objetivo de trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. Ela ensina a construir um planejamento financeiro que visa o bem estar. Claro que economizar, cortar gastos desnecessários, investir e aumentar seu montante é importante. Mas não se trata apenas disso.

A educação financeira envolve fatores financeiros e emocionais, como se questionar se a compra ou aquisição de terminado produto ou serviço realmente é necessária no momento. Assim, você consegue controlar melhor os seus gastos e planejar a vida com mais tranquilidade. É importante ter em mente algumas questões, como:

· Eu faço compras por necessidade ou por emoção?

· Consigo controlar meu dinheiro, ou deixo ele guiar minhas escolhas?

· Tenho dívidas ou todas minhas contas estão em dia?

Lembre-se sempre que você deve controlar o dinheiro, e não o contrário. Portanto, a educação financeira é o ato de conseguir controlar o dinheiro no tempo, melhorando sua qualidade de vida e conseguindo se planejar financeiramente para alcançar o que se deseja.

A importância da educação financeira

Ela é muito importante para se alcançar a independência financeira. Com a independência financeira é possível fazer planos, investir e até realizar aquele sonho de infância. Portanto, entender as suas necessidades, gastos e como lidar com o dinheiro é uma das etapas para garantir mais qualidade de vida.

Pensamento no futuro

Um ponto importante da educação financeira é o pensamento no futuro. Além de garantir uma vida mais estável financeiramente no presente, é a capacidade de se antecipar aos riscos do futuro. Assim, você consegue evitar os famosos “perrengues” financeiros. Ela garante também a habilidade de conseguir honrar com todos seus compromissos financeiros, sem abrir mão de coisas que aumentem sua qualidade de vida.

A educação financeira é apenas para quem tem muito dinheiro?

Se engana quem pensa que esse é um assunto que deve ser tratado apenas por quem tem fortunas de dinheiro. É justamente o ponto essencial do tema: ela é e deve ser para todos. Claro que as necessidades e possibilidades de quem ganha R$ 200 mil por mês não é a mesma de quem ganha R$ 3.000. Mas a educação financeira tem a missão de fazer com que cada um consiga aplicar seus conceitos dentro de sua realidade. Não importa o quanto se ganha ou se tem. O importante é, dentro da sua realidade, de quanto você ganha e tem, conseguir controlar o dinheiro e se planejar.

A educação financeira é o primeiro passo para sua liberdade

A educação financeira é um fator importante para alcançar a liberdade financeira, ou seja, não depender de ninguém para suprir suas necessidades no que diz respeito ao dinheiro. Com ela, é possível se planejar melhor e conseguir investir o dinheiro. Quando nos planejamos, as chances de realizarmos planos e sonhos é muito maior. Ou seja, conseguimos aumentar nossa qualidade de vida. Além disso, viver endividado não é uma opção saudável. Arcar com suas contas e ainda ter um dinheiro para coisas não

essenciais é importante para manter uma vida saudável e organizada. Portanto, o quanto antes você começar a se educar financeiramente, melhor.

Fonte: Clear

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS