Notícias

Casa ou apartamento? Conheça as vantagens de cada um

| Notícias, Publicações

Casa ou apartamento

Quem está planejando a compra do imóvel sabe que uma das primeiras decisões será entre morar em casa ou apartamento. Cada tipo de moradia tem suas particularidades que satisfazem a necessidade de diferentes perfis. Por isso, separamos os prós de morar em casa ou apartamento para te ajudar a fazer a melhor escolha.

As vantagens de morar em casa são:

Mais espaço para morar com conforto - normalmente quem opta por uma casa consegue maior espaço, principalmente no caso das térreas ou assobradadas, que contam com metragem generosa e cômodos espaçosos. A casa também é uma opção interessante para quem gosta de receber visitas e fazer confraternizações nos feriados e datas especiais, como aniversários e o Natal.

Sem taxas extras para pagar - as casas comuns, que ficam fora dos condomínios, não têm a necessidade de pagamento de taxas de manutenção, e por isso é vantajosa pela economia de uma conta a menos no final do mês. O pagamento obrigatório está nos impostos públicos relacionados ao imóvel. Em contrapartida, lembre que as melhorias que você desejar fazer serão custeadas apenas por você.

Maior liberdade - Ao contrário do que acontece em condomínios, os moradores de casas têm a liberdade para estabelecer as próprias regras de convivência, sem precisar de consenso coletivo ou votação em assembleia para tomar decisões. Consequentemente, é possível desfrutar de uma maior privacidade já que o morador escolhe quem pode ou não entrar em sua moradia.

Mais flexibilidade para reformas - Outra vantagem é ter autonomia para decidir quando irá fazer reformas e reparos, sem precisar pedir permissões. Assim, o morador consegue se planejar melhor e encaixar as obras no seu orçamento. Neste pensamento, é possível ampliar cômodos, construir quartos, implantar opções de lazer para os filhos, e muitas outras.

Condições para ter animais de estimação - Embora alguns apartamentos permitam que os moradores tenham animais, normalmente é mais simples criar animais em casas por conta do maior espaço e liberdade para brincar, causando menos incômodo aos vizinhos.

Barulho e privacidade - Quem mora em casa também tem mais flexibilidade nos horários que pode fazer barulho, já que as construções são independentes. É claro que é preciso ter bom senso e não extrapolar com festas e música alta, caso contrário você pode atrapalhar o sossego da vizinhança.

Saiba os aspectos positivos envolvidos na escolha de quem compra um apartamento:

Maior segurança - A segurança é uma das maiores preocupações de brasileiros, principalmente aqueles que ficam muito tempo fora de casa ou moram sozinhos. Contar com portaria monitorada e controle de acesso é uma vantagem de quem opta por morar em apartamentos em condomínios fechados.

Localização privilegiada - Com o crescimento das cidades, o setor imobiliário tem incorporado terrenos localizados em regiões atrativas, como próximos aos centros ou com grande movimentação, com a finalidade de construir modernos condomínios e ofertar mais moradias. Por esse motivo, existe uma grande oferta de condomínios de apartamentos cercados por comércios, serviços e transporte público.

Mais opções de lazer - Moradores que buscam opções de lazer e diversão podem ficar mais satisfeitos com apartamentos, já que costumam contar com piscina, churrasqueira, playground e espaço gourmet para receber amigos e fazer comemorações. Além disso, para quem tem filhos, é um lugar mais seguro e que facilita a socialização com as demais crianças do condomínio.

Outra vantagem de ter um apartamento é ter menos preocupações com manutenções. Como existe a taxa de condomínio, o morador sabe que possíveis problemas serão resolvidos pelo síndico, como o abastecimento de água, energia, pintura, elevadores e outros equipamentos.

Agora que você já sabe as vantagens de morar em casa ou apartamento, pense no seu estilo de vida e nas expectativas para tomar a melhor decisão.

Fonte: Lopes

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS