Notícias

4 dicas para manter as finanças saudáveis

| Notícias, Publicações

Business man in dark suit whit calculator

Quando você é dono de seu dinheiro, é dono também de suas decisões. Por isso, é importante ter uma preocupação especial sobre a administração das finanças pessoais e dos seus negócios gerenciados. Dessa forma, deixamos aqui 4 dicas de planejamento financeiro, vamos lá?

Dica 1 - Fique de olho na sua movimentação financeira: um erro muito comum é não saber quanto se ganha e quanto se gasta. Quando isso acontece, a probabilidade de ficar se endividar é grande. Uma das soluções mais práticas é anotar tudo o que entra e tudo o que sai em um mês. Isso pode ser feito em um caderno, em uma agenda ou em uma planilha no computador. O ideal é que o processo seja simples e prático.

Dica 2 - Monte um orçamento: sabendo quanto você ganha e gasta mensalmente, fica mais fácil decidir onde cortar ou onde investir. Isso vai equilibrar as suas finanças e vai limitar os gastos. Mas lembre-se de que há custos fixos e custos variáveis. Os fixos são aqueles que se repetem mês a mês, geralmente um aluguel, a prestação de um carro etc. Os custos variáveis são exatamente o oposto, determinados pelo consumo – luz, gás, alimentação.

Dica 3 - Diferencie necessidade de consumo e impulso de compra: necessidade é tudo aquilo que precisamos para viver ou para manter um negócio funcionando. Então nosso orçamento deve estar voltado para esses gastos. Comprar algo que queremos, mas que não precisamos, faz parte de nossa vida e deve ser realizado dentro do possível, com responsabilidade e bom senso – e sempre que sobrar um dinheirinho, é claro!

Dica 4 - Negocie suas dívidas: se endividou e não tem como pagar? Bem, isso não é o ideal, mas às vezes é inevitável. Antes de tudo, reconheça suas dívidas e não dê calote, pois isso pode comprometer sua vida pessoal e profissional. Contate seus credores, renegocie débitos e prazos. Veja o que é essencial e possível pagar e revise novamente seu orçamento para organizar os pagamentos futuros. Dívidas comprometem não apenas a saúde financeira, como também o bem estar emocional.

Fonte: ValorInveste

Businessman working at his office with documents and check the accuracy of information.

PREVIC aprova alterações no Regulamento do Plano Multifuturo II

A Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), órgão regulador e fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, aprovou em 12 de janeiro de 2021 o novo regulamento do Plano Multifuturo II (MFII) – com publicação no Diário Oficial da União. O novo documento já está em vigor desde 15...

+ LEIA MAIS