Notícias

Participantes do Multifuturo II podem alterar percentual de contribuição em maio

| Notícias, Publicações

Os Participantes do Plano Multifuturo II podem alterar seu percentual de contribuição de 1º a 31 de maio, além da possibilidade já existente de realizar a alteração no mês de novembro.

A alteração é opcional, caso você não queira alterar o percentual não é preciso se manifestar, será automaticamente mantido o atual. Em caso de alteração, o novo percentual solicitado entrará em vigor a partir de julho de 2022.

Para lhe auxiliar, destacamos abaixo alguns pontos de reflexão importantes:

1) Sabe aquela frase “De tijolo em tijolo se constrói um arranha céu”?

Tratando-se de previdência e de futuro, essa frase faz ainda mais sentido!

O valor com o qual você contribui mensalmente para o seu plano de benefícios representa os tijolos que estão sendo assentados para levantar o seu arranha céu, o investimento que definirá a sua qualidade de vida no período da aposentadoria. Além disso, com a vantagem de ter a contrapartida da Patrocinadora, que acompanha com até 7% sobre o salário de participação, na prática você está ganhando mais tijolos para levantar um arranha céu ainda maior.

Então, quanto mais tijolos, maior ficará o seu prédio!

Por isso, é importante revisar o percentual de contribuição periodicamente, para adequação aos seus objetivos.

2) Já ouviu falar no benefício do “cashback” de IR?

Um dos grandes benefícios de se ter um plano de previdência complementar é que você pode deduzir as contribuições feitas ao plano do seu Imposto de Renda (IR). Essa opção está disponível para quem realiza a declaração completa do IR, na qual a dedução pode ser até 12% da sua renda bruta anual. Assim, as contribuições que chegam até 12%, assim como os aportes extras, que podem ser feitos a qualquer momento, são como se fossem um “cashback” da previdência: você investe no seu futuro aumentando o montante da sua renda complementar e ainda recebe dinheiro de volta no próximo ano, na forma de dedução no IR!

Veja aqui uma matéria completa sobre como aproveitar da melhor forma esta vantagem, com exemplos.

3) Destinação do superávit do Plano Multifuturo II

Conforme divulgado em nossos canais de comunicação, está em curso a distribuição do superávit do plano, portanto, desde dezembro de 2021, a contribuição básica da parte do Participante está sendo custeada pelo plano – isso significa que o valor referente a sua parte de contribuição não está sendo descontado da sua folha e ainda assim está entrando em seu saldo de conta. Nessa situação, se você aproveitar a oportunidade e realizar, no mínimo, uma contribuição mensal adicional de 7,00%, o valor mensal de crédito em seu plano será basicamente o dobro! Imperdível!

Tem direito ao superávit os Participantes Ativos, Autopatrocinados e BPDs que optaram pelo risco e Participantes Assistidos em renda vitalícia, vinculados ao plano Multifuturo II em 31/12/2015 e/ou em 31/12/2018 e que se mantiverem vinculados.

Para acesso a informações completas sobre o superávit, clique aqui.

Confira o exemplo abaixo:

 

 

* Foi considerado um Participante que tenha direito a ambos os períodos de destinação do superávit.
** No valor acumulado, não foi incluído o valor de rentabilidade mensal.
*** Utilizamos o período de 6 meses em razão de possibilidade de alteração de percentual em novembro, com validade a partir de janeiro de 2023.

Obs.:
– O percentual de contribuição básica de 6,67% já contempla o desconto da taxa de administração de 0,33% (7,00% – 0,33% = 6,67%).
– A contribuição adicional deve ser definida em percentual inteiro, conforme consta em Regulamento.

Como alterar

– Pela internet

1º passo: acesse a área de Autoatendimento, com o seu CPF e senha. Caso ainda não possua uma senha cadastrada, basta clicar em Como Cadastrar e gerar uma senha.

2º passo: clique no menu Alteração, depois escolha Alteração de Percentual de Contribuição

3º passo: escolha o percentual desejado

4º passo: clique no botão “Confirmar”

5º passo: clique no botão “Clique Aqui para imprimir/salvar protocolo da operação” e salve o documento

– Pelo telefone

Ligue até 31 de maio para a Central de Atendimento da Fusesc no telefone 0800 048 3000 e informe o percentual de alteração desejado, os atendentes realizarão o procedimento diretamente no sistema. O horário de atendimento é das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

– Presencialmente

O atendimento presencial ocorre exclusivamente nas terças e quintas, das 09 às 12h e das 13 às 16h, na sede da Entidade, localizada na Avenida Prefeito Osmar Cunha, 251 – 8º andar – Edifício Pérola Negra – Centro – Florianópolis.

Lâminas de rentabilidade – Abril/2022

A Fusesc disponibiliza, para acompanhamento do retorno dos Planos de Benefícios, a lâmina de rentabilidade, que sintetiza com clareza e transparência as informações do seu plano. Nesta lâmina, é possível consultar o histórico de rentabilidade do seu Plano de Benefício, quadros comparativos, gráficos de rentabilidade, alocação por segmento e...

+ LEIA MAIS