Da esquerda para a direita: Carlos Eduardo Pitz, Léo Beltrame de Macedo, Lauro Machado Linhares, Zilton Vargas, Edson Niehues, Luana Rodrigues Pereira, Luiz Aurélio de Oliveira, Daniel Henschel, Jean Paulo de Deus e Silva, Romildo Neuenfeld, Pedro Bramont e Edevino Baldo. Gustavo Scortegagna participou do evento on-line.
Os dirigentes eleitos em 07/10/2022 tomaram posse na manhã do dia 28/12/2022, no Hotel Valerim Florianópolis, localizado no centro da capital catarinense. Tomaram posse o Diretor Superintendente Luiz Aurélio de Oliveira, além dos novos membros titulares do Conselho Deliberativo Jean Paulo de Deus e Silva, Lauro Machado Linhares, Zilton Vargas e, como membros suplentes, Edson Niehues, Edevino Baldo e Daniel Henschel. Também foram empossados Romildo Neuenfeld como Presidente do Conselho Fiscal, Luana Rodrigues Pereira como membro titular, além de Gustavo Scortegagna e Léo Beltrame de Macedo como suplentes. Todos com mandato até 2026.
A sessão foi presidida pelo Presidente do Conselho Deliberativo da Fusesc, Pedro Bramont, da patrocinadora Banco do Brasil. Bramont parabenizou os eleitos e em seu discurso ressaltou alguns pontos que considera importantes para a gestão da Entidade, como o fortalecimento da governança corporativa, a manutenção de uma visão de longo prazo, prosseguir com uma gestão austera no controle de gastos, ter o compromisso com a eficiência e promover a proximidade e comunicação com os participantes. “Todos queremos uma Fundação com recursos bem geridos, bem administrados, todos satisfeitos com o nosso patrimônio que está aqui.”, encerrou Bramont, agradecendo a todos.
Vânio Boing, Superintendente da última gestão, registrou em seu discurso de despedida a sua satisfação em ter exercido mais um mandato como Diretor Superintendente eleito. Destacou as realizações nesse período, tais como a forte redução de custos e mudança da sede da Entidade, readequação do quadro de colaboradores, relevante retorno nos investimentos, proporcionando robusto equilíbrio técnico positivo nos três planos administrados. Citou, ainda, as melhorias implementadas e em fase de implementação nos planos de benefícios, como a destinação do superávit e zeramento da taxa de carregamento dos três planos. Vânio encerrou sua fala agradecendo a confiança dos Participantes e Assistidos, agradeceu os colaboradores da Entidade e desejou um ótimo trabalho aos novos dirigentes.
Na sequência, o Presidente do Conselho Deliberativo comunicou a decisão da Patrocinadora Banco do Brasil de reconduzir pelos próximos quatro anos Carlos Eduardo Pitz no cargo de Diretor Financeiro e Administrativo, desejando a Pitz a continuidade de uma gestão de excelência. O Diretor empossado citou a honra e o compromisso que a Patrocinadora Banco do Brasil lhe delegou.
“Na Fusesc prezamos muito pela eficiência. Historicamente nossas despesas são 45% menores do que a mediana das Entidades de igual porte submetidas à Lei Complementar 108. Também somos referência em tecnologia: temos governança corporativa com acesso digital dos conselheiros e patrocinadoras a todas as decisões tomadas pelas áreas técnicas e pela diretoria; e somos referência em segurança de dados, com 100% das nossas operações realizadas em nuvem e salvaguardados em fornecedores de renome internacional. Por fim, sobre o retorno e o risco dos investimentos, temos os três Planos de Benefícios classificados entre os 15% melhores entre os Planos de Contribuição Variável nos intervalos de 12,24, e 36 meses “, explicou Pitz.
O novo Diretor Superintendente da Entidade, Luiz Aurélio de Oliveira, começou o seu discurso com agradecimentos à presença de todos, em especial daqueles que fizeram parte de sua história e aos que votaram no processo eleitoral da Fusesc.
“Somos sabedores das turbulências naturais do mundo globalizado e do enfrentamento da instabilidade econômica, repercutida pela pós-pandemia, pelas guerras, por problemas sociais enraizados, pela condição de saúde que afeta grande parcela da sociedade e, por consequência, atinge o sistema de Previdência Complementar. Será necessário desenvolvermos mecanismos que permitam à Fusesc estar cada vez mais próxima dos seus Participantes. Vamos investir em inovações e procurar construir uma Fundação mais participativa no que se refere à gestão de recursos. O sentimento de pertencimento deve fazer parte de cada beneficiário e contribuinte da Fusesc. Envidaremos todos os nossos esforços para ultrapassar os percalços e cumprir as nossas propostas de nova gestão”, afirmou Oliveira.
O novo Superintendente também ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Nosso time de dirigentes, somado ao de conselheiros indicados pelas patrocinadoras, está pronto, preparado e com foco para, de forma competente e com eficiência, atravessar as intempéries. De modo inovador, conscientes da era digital, buscaremos novas conquistas, vislumbrando uma Fusesc forte hoje e sempre jovem no amanhã. Entendemos que é fundamental construir uma Entidade que reflita exatamente o que esperam seus Participantes e Assistidos. A Fusesc, nessa nova gestão, será de todos – este é o nosso lema. Olharemos para todos e para cada um em suas peculiaridades”, declarou Oliveira.
Confira abaixo alguns momentos da cerimônia:
Veja a assinatura de posse dos Conselheiros e Diretores:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |



Mais de 50 pessoas prestigiaram a posse
Carlos Eduardo Pitz apresentou dados sobre a Fusesc
Luiz Aurélio de Oliveira agradeceu os votos
Luiz Aurélio de Oliveira em seu discurso de posse
Aplausos para a nova gestão
Luiz Aurélio de Oliveira, Pedro Bramont e Carlos Eduardo Pitz
Carlos Eduardo Pitz em seu discurso




















