Notícias

Geriatra japonês dá receita de longevidade de sua terra natal

| Notícias

idosos-japoneses
Idosos jogam em praça de Okinawa, província no Japão que reúne o maior número de habitantes com mais de cem anos

Okinawa, no país com o maior número de centenários do planeta, é a “capital mundial da longevidade”.

A província, um conjunto de ilhas no extremo sul japonês, tem a maior concentração de habitantes que passaram dos cem. Melhor que isso: 80% dos seus velhos têm vida autônoma, dispensam cuidados hospitalares.

Genética? Segundo o cardiologista e geriatra Makoto Suzuki, diretor do centro de pesquisas sobre longevidade de Okinawa, hereditariedade pode ajudar, mas não é o fator fundamental.

Como prova disso, o médico afirma: “Okinawanos que vieram para o Brasil e seus descendentes vivem, em média, 17 anos a menos do que os que estão lá”.
Suzuki esteve aqui para a quinta edição do Fórum de Longevidade, organizado pela Bradesco Seguros neste mês, em São Paulo.

São quatro os pontos que, segundo ele, garantem a vida longa e saudável em Okinawa: bons hábitos alimentares, atividade física, autoajuda (cultivo da autonomia e da espiritualidade) e ajuda mútua (apoio social).

Para Suzuki, qualquer pessoa, em qualquer país, pode seguir a receita: “É possível mudar o estilo de vida. E funciona”, diz, baseado nas provas vivas de sua terra natal.

Publicado em 10/08/2010
Jornal Folha de São Paulo

Woman writing on her daily planner

Expediente de final de ano e contratação de empréstimo

A Fusesc informa que no dia 24/12 a Central de Atendimento (0800 048 3000) fará um plantão das 10 às 12 horas. Nos dias 25/12, 31/12/20 e 01/01/2021 a Entidade não terá expediente. Confira o calendário de contratações e liberações de operações de crédito para o final de ano...

+ LEIA MAIS