Em 28 de junho alguns colaboradores da Fusesc participaram do workshop promovido pela ASCPrev e Lumens Atuarial, “Resolução CNPC 50, de 2022 – Desafios e Oportunidades” – em Florianópolis. O evento contou com a participação dos palestrantes Rafael Porto, Consultor da Lumens, e José Carlos Richter Júnior, Gerente Seguridade da entidade fechada de previdência complementar Previg.
A Resolução CNPC 50 regulamenta os institutos do benefício proporcional diferido, da portabilidade, do resgate e do autopatrocínio. Rafael Porto apresentou o que é necessário contar no regulamento dos planos, dentre outras informações, e Ritcher compartilhou a experiência da Previg na aplicação das novas regras.
Thomas Lima, Gerente de Seguridade da Fusesc, ressaltou “O workshop favoreceu a troca de percepções e experiências entre técnicos e gestores de diversas Entidades que estão no processo de adequação regulamentar, possibilitando não só discutir detalhes técnicos importantes que merecem ser observados nesse processo, mas também a capacitação para as equipes de seguridade e atendimento da Entidade.”.
A Gerente de Riscos e Controles Internos da Entidade, Cristina Schimidt, salientou a importância do tema no aspecto de riscos e controles internos, para que a governança corporativa possa avaliar controles mitigatórios de determinados eventos relacionados a processos operacionais e tecnológicos e demais impactos na Entidade, visando o atendimento adequado a essas obrigações que estão sujeitas as penalidades previstas.
Na foto, esquerda para direita: Ana Quésia Raphael da Silva, Consultora de Benefício, Thomas Nunes de Lima, Gerente de Seguridade, José Carlos Ritcher Júnior, Gerente de Seguridade da Previg, Rafael Porto, Consultor da Lumens Atuarial, Cristina Schimidt, Gerente de Riscos e Controles Internos, Camila Cioban Jorge, Analista de Seguridade










