Consignados merecem atenção maior

Empréstimos consignados destinados a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são realizados no País desde 2004. Essa operação é vantajosa para os beneficiários porque os juros no parcelamento são mais baixos em comparação a outros tipos de empréstimos. Por outro lado, os idosos são mal orientados ao recorrer a esse benefício e acabam comprometendo a renda com uma parcela maior do que podem pagar.

Para resolver a situação desses consumidores, a Defensoria Pública se reunirá com representantes de bancos conveniados e órgãos de defesa do consumidor amanhã, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), OAB e TJPE. Serão discutidas maneiras de esclarecer os consumidores antes de tomar o empréstimo, além de possibilidades de renegociação de ações judiciais e extra-judiciais. Rosana Grinberg, coordenadora executiva da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon), ressalta a necessidade de mudança na postura das agências bancárias ao atender os tomadores de empréstimo consignado.

“É importante sensibilizar os estabelecimentos bancários para que informem corretamente o consumidor, de forma que eles tenham consciência dos riscos decorrentes desses empréstimos”, explica. Segundo Rosana, os empréstimos consignados não apresentam nenhum tipo de risco para os bancos, pois o valor é descontado diretamente da folha de pagamento e por isso esses estabelecimentos exageram na oferta. O advogado previdenciário Paulo Vasconcelos, do escritório Urbano Vitalino, faz recomendações para interessados nesse tipo de empréstimo. “É importante que os aposentados planejem seu orçamento anteriormente e evitem fazer mais de um empréstimo ao mesmo tempo”, destaca.

Foi com base em um planejamento que a aposentada Lúcia Dias conseguiu tirar um empréstimo consignado. Em setembro do ano passado, a idosa precisou de um empréstimo do Banco do Brasil para pagar o conserto do carro do filho, que esteve envolvido numa batida no mês anterior. Graças ao planejamento prévio do orçamento feito com a agência bancária, Lúcia continua tendo as parcelas descontadas de sua aposentadoria sem comprometer o pagamento de outras contas. “A partir de dados da minha renda, o banco me informou que eu só poderia retirar até R$ 3 mil”, esclarece.

Outro alerta dado por Vasconcelos diz respeito ao valor concedido para o empréstimo, que não pode ultrapassar 30% da remuneração disponível. “Bancos que ultrapassarem esse limite são penalizados através de multas, mas o dinheiro não é revertido para quem tomou o empréstimo”, completa.

Publicado em 07/02/2011
(João Vitor Cavalcanti – Folha de Pernambuco)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

16 de abril de 2026

Feriado de Tiradentes: confira o expediente da Fusesc

A Fusesc informa que no dia 21/04 (terça-feira) não haverá expediente em razão do feriado de Tiradentes. Os empréstimos contratados nos dias 20 e 21/04 serão

Publicação

15 de abril de 2026

Rentabilidade dos planos em março, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

3 de abril de 2026

Fusesc comemora 48 anos e lança novo site

No mês de seu aniversário, a Fusesc preparou um presente especial para seus participantes e assistidos: o lançamento do novo site da Entidade. O novo

Publicação

1 de abril de 2026

Leia a nova edição do jornal Fusesc Comunica

Está disponível no site a edição 205 do Jornal Fusesc Comunica. Com um novo layout, o informativo destaca, entre outros assuntos, a eficiência administrativa da

Publicação

1 de abril de 2026

Informe de Rendimentos disponível a partir de 27/02

O Informe de Rendimentos dos Assistidos, referente ao ano-calendário 2025, será enviado no dia 27/02 (sexta-feira) para o número de WhatsApp cadastrado na Fusesc. O

Publicação

1 de abril de 2026

Fusesc realiza orientação previdenciária no Badesc

  A Fusesc participou, na segunda-feira (09), de reunião promovida pelo Badesc com seus empregados para tratar do Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI). O

Publicação
Conecta