Durante a sessão solene de encerramento de 2024 do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), que aconteceu em 11/12/2024, a Fusesc foi homenageada com a medalha de mérito Henrique da Silva Fontes em reconhecimento ao apoio concedido ao Projeto de Implantação do Espaço Museológico do IHGSC. O evento, realizado na histórica Casa José Boiteux, em Florianópolis/SC, contou com lançamentos de livros, a posse de novos membros e premiações que celebraram importantes contribuições para a cultura catarinense.
O Diretor Superintendente da Fusesc, Luiz Aurélio de Oliveira, recebeu a honraria em nome da Entidade e destacou o compromisso com a cultura. “Por ser genuinamente catarinense, esta gestão vê como uma grande oportunidade oferecer apoio a projetos culturais por meio de incentivos fiscais. Estamos muito honrados em receber essa medalha e seguiremos incentivando iniciativas que promovam o desenvolvimento cultural e social do nosso Estado”, explica.
A medalha recebida pela Fusesc foi concedida pelo apoio ao projeto que visa a criação de um espaço museológico no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, localizado na Casa José Boiteux. A iniciativa é voltada à preservação e promoção do vasto patrimônio histórico e cultural de Santa Catarina e foi viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis (nº 3.659/91). Essa legislação permite o patrocínio de projetos culturais com recursos oriundos da dedução do IPTU.
O projeto
A Fusesc destinou R$ 149.243,86 ao projeto de implantação do Espaço Museológico, montante integralmente abatido do IPTU recolhido pela Entidade em 2024. A iniciativa integra a estratégia de responsabilidade social da Fundação e reforça seu compromisso com o desenvolvimento cultural da comunidade catarinense. “Acreditamos que o investimento em cultura é essencial para o desenvolvimento social e humano. Poder contribuir para a preservação e valorização da história e da identidade cultural de Santa Catarina é uma ação de valor inestimável para o nosso Estado,” afirma Luiz Aurélio de Oliveira.
O projeto do Espaço Museológico é coordenado pela Professora Doutora Andréa Reis da Silveira, museóloga, e busca ampliar o acesso ao acervo histórico da Casa José Boiteux, que abriga as sedes do IHGSC e da Academia Catarinense de Letras. Com mobiliário, documentos, obras de arte e materiais audiovisuais, o acervo é um importante testemunho da memória catarinense.














