Notícias

Como evitar o golpe da aposentadoria

| Notícias

Para solicitar um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou entrar com um pedido de revisão na agência previdenciária, não é necessário contratar um advogado ou um especialista. Basta marcar um horário pelo telefone 135 e comparecer à agência do INSS.

Essa é a recomendação feita pelo Ministério da Previdência Social para reduzir a incidência de golpes na porta do INSS. Em 2010, o instituto recebeu 20.412 denúncias sobre golpes. A maioria era praticada pelos chamados atravessadores –ou seja, pessoas que cobram pela promessa de ajudar o segurado a conseguir um benefício do INSS.

Para evitar problemas, o INSS recomenda também que o segurado não forneça documentos pessoais para “advogados” de porta do INSS. Outra denúncia frequente é a falsificação de documentos.

Problema com consignado é principal queixa em 2010

Os principais problemas que os segurados tiveram em 2010 foram por fraudes em empréstimos consignados (que têm o desconto direto do benefício) e golpes de atravessadores, segundo o Ministério da Previdência.

As queixas mais comuns dos segurados que tiveram problemas em 2010 estão relacionadas à cobrança para “ajudar” a obter um benefício, além da falsificação de documentos.

Em 2010, o INSS recebeu 20.412 denúncias sobre golpes. Segundo o ministério, como os casos eram de estelionato, eles foram orientados a procurar a polícia. O ministério alerta de que o segurado não precisa de intermediários para pedir benefícios e solicitar informações ao INSS. Por isso, para evitar problemas, é recomendável não entregar documentos pessoais a intermediários.

Publicado em 10/03/2011
(Ana Magalhães e Luciana Lazarini – Agora S.Paulo-09.03)

Woman writing on her daily planner

Expediente de final de ano e contratação de empréstimo

A Fusesc informa que no dia 24/12 a Central de Atendimento (0800 048 3000) fará um plantão das 10 às 12 horas. Nos dias 25/12, 31/12/20 e 01/01/2021 a Entidade não terá expediente. Confira o calendário de contratações e liberações de operações de crédito para o final de ano...

+ LEIA MAIS