A segurança no uso de tecnologias emergentes foi destaque na Reunião Técnica do grupo Mulheres na Previdência, realizada em 25/02. A colaboradora Bárbara Cinthia Paiva Farache, Analista de Segurança da Informação da área de Inovação e Processos da Fusesc, apresentou o tema “Desvendando os Riscos da IA e o Guia Essencial para Gestão Baseada em Riscos”.
Na primeira parte do encontro, Bárbara explicou a infraestrutura que sustenta a Inteligência Artificial e os riscos inerentes à sua conexão com o mundo real. Ela destacou aspectos fundamentais para o uso responsável da tecnologia:
- IA no cotidiano: como os sistemas inteligentes já estão presentes da diversão à segurança, integrados a aplicativos e plataformas que fazem parte da rotina.
- IA Generativa x LLMs: enquanto a IA Generativa cria novos conteúdos — como textos, imagens e áudios — os LLMs (Large Language Models) são modelos especializados em compreender e produzir linguagem humana.
- APIs como pontes: apresentadas como “tradutoras” entre softwares, permitem a comunicação entre sistemas e garantem que o “cérebro” da IA acesse dados de forma rápida, organizada e segura.
- Segurança em primeiro lugar: foram abordados os pilares que sustentam o uso seguro da tecnologia, como autenticação rigorosa, filtros de entrada e sanitização de dados, controle de vazão para evitar sobrecarga, criptografia para preservação da privacidade e monitoramento constante por meio de auditorias.
Bárbara reforçou que o avanço da IA nas entidades de previdência complementar requer responsabilidade, transparência e boas práticas de segurança.
“A inovação só é real quando é compreendida e, acima de tudo, segura”, destacou.
Na segunda parte do encontro, Germana Vogt, especialista em Governança, Riscos e Compliance e Risk Officer na Quanta Previdência, trouxe a perspectiva da Gestão Basada em Riscos (GBR), enfatizando a responsabilidade institucional e regulatória no uso da IA.
A reunião contou com coordenação e mediação de Juleika Cristina Ferreira de Carvalho, especialista em Governança, Riscos e Compliance da área de Riscos e Controles Internos da ACEPREV e membro da Comissão Técnica Leste de Governança e Riscos da Abrapp.










