Notícias

CNPC: Novas regras permitem redução de custos

| Notícias

Na última segunda-feira (18), o Conselho Nacional de Previdência Complementar aprovou mudanças na regulação das entidades fechadas de previdência complementar. As alterações, segundo a Previdência Social, tem por objetivo reduzir a burocracia e os custos para essas entidades.
Para o representante da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Reginaldo Camilo, um sistema menos oneroso garante maior competitividade aos planos fechados em relação aos abertos, administrados pelo mercado financeiro.

Mudanças

De maneira geral, as mudanças simplificam as normas para a formalização de processos de estatutos, regulamentos de planos de benefícios e convênios de adesão dos fundos de pensão.

Agora, as alterações nos regulamentos não precisam mais ser assinadas por todos os patrocinadores. Caso algum for contra, tem prazo de 30 a 60 dias para formalizar a discordância. E todos os participantes dos planos deverão saber de todas as mudanças efetuadas. A ideia é tornar o sistema ainda mais transparente.

Para a representante da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Cláudia Ricaldoni, é preciso garantir participação e transparência sem engessar demais o sistema.

Educação financeira

A educação financeira e previdenciária devem ser temas abordados permanentemente por gestores e formadores de opinião dos fundos de pensão, na avaliação do novo diretor-superintendente da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), José Maria Rabelo.

Durante sua posse, na última semana, Rabelo destacou a importância de todos os integrantes do sistema previdenciário unirem esforços para o crescimento da previdência complementar fechada. “Não há dúvidas de que o sistema está fortalecido e consolidado, porém ainda há muito a fazer”, disse, em nota.

Publicado em 20/04/2011
(Camila F. de Mendonça – InfoMoney)

Woman writing on her daily planner

Expediente de final de ano e contratação de empréstimo

A Fusesc informa que no dia 24/12 a Central de Atendimento (0800 048 3000) fará um plantão das 10 às 12 horas. Nos dias 25/12, 31/12/20 e 01/01/2021 a Entidade não terá expediente. Confira o calendário de contratações e liberações de operações de crédito para o final de ano...

+ LEIA MAIS