Notícias

Previdência estuda mudar cálculo do valor do benefício

| Notícias

A Previdência estuda fazer mudanças no cálculo da aposentadoria para substituir o fator previdenciário, fórmula de cálculo do benefício para desencorajar aposentadorias precoces. Em 2010, o Congresso aprovou o fim do índice, mas, como não havia uma alternativa viável, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a mudança.

O fim do fator é uma demanda de centrais sindicais e tem apoio de petistas. Agora, o governo quer emplacar a inclusão de idade mínima para esse benefício, para o qual atualmente é exigido apenas tempo mínimo de contribuição (35 anos para os homens e 30 para as mulheres).

IDADE MÍNIMA

A proposta é que os benefícios só sejam concedidos para mulheres após os 63 anos de idade e para os homens, após os 65. Essa medida, pela proposta apresentada pelo ministro Garibaldi Alves (Previdência) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, seria gradativa. Outra proposta, que seria transitória entre o sistema atual e o com idade mínima, ressuscita o modelo do fator 85/95, em que o benefício só seria concedido quando a soma da idade e do tempo de contribuição do segurado der 85, para a mulher, e 95, para o homem.

Publicado em 30/05/2011
Folha de São Paulo

Woman writing on her daily planner

Expediente de final de ano e contratação de empréstimo

A Fusesc informa que no dia 24/12 a Central de Atendimento (0800 048 3000) fará um plantão das 10 às 12 horas. Nos dias 25/12, 31/12/20 e 01/01/2021 a Entidade não terá expediente. Confira o calendário de contratações e liberações de operações de crédito para o final de ano...

+ LEIA MAIS