Empresas oferecem programas para profissionais que saíram do mercado.
Experiência e, principalmente, tempo de vida são aspectos considerados benéficos por instituições, que estão apostando na contratação de funcionários que já se aposentaram. O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, tem o programa Terceira Idade, que oferece oportunidades de trabalho para profissionais a partir dos 55 anos. O projeto foi implantado em 2004, conta Vandreia Oliveira, gerente de RH-Diversidade da empresa.
— Recebíamos com muita frequência elogios por parte de nossos clientes e gestores em relação à atuação desses profissionais. Optamos por estruturar um programa e formalizar a entrada deste grupo para atuar em especial nas lojas — destaca Vandreia.
O sucesso destes funcionários na rede é grande, continua Vandreia. Já está em estudo, inclusive, a ampliação das contratações para esta geração. Os candidatos devem se cadastrar pelo bit.ly/mC7jGC.
— O programa foi muito bom para mim, pois tinha dificuldade de conseguir emprego. É como se não fôssemos capazes de realizar funções — diz Edna Vieira Agostinho, de 56 anos e funcionária do supermercado Extra há dois meses.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por sua vez, criou o Instituto Olímpico Brasileiro. A escola, além de dar qualificação profissional a gestores administrativos e treinadores, também se dedica a reintegrar ex-atletas ao mercado de trabalho.
‘Mesma vontade de superar os desafios dos mais jovens’
— Muitos ex-atletas se encontram perdidos porque não sabem o que fazer fora do esporte. É nosso dever preservar os ídolos. Para isso, os capacitamos com os conhecimentos e informações necessários para o gerenciamento de qualquer organização esportiva — diz Marcus Vinícius Freire, superintendente do COB.
Em São Paulo, desde 2003 o restaurante Pizza Hut de São Paulo oferece a pessoas com mais de 60 anos a oportunidade de recolocação profissional. O programa Atividade garante, além de um emprego, benefícios como planos de saúde e odontológico, cesta básica e seguro de vida.
Até o momento, cerca de 200 pessoas já passaram pelo projeto, e o recrutamento é feito via cadastro do currículo no site www.pizzahutsp.com.br.
— Nestes sete anos de projeto, fortalecemos nosso quadro de funcionários com cidadãos que têm a experiência dos mais velhos, mas a mesma vontade de superar os desafios dos mais jovens — conta Jorge Aguirre, diretor da Pizza Hut SP.
Publicado em 13/06/2011
(Portal G1)





