Num passado recente, havia um ditado popular de que a vida “começava aos 40 anos”. Era a definição de quem chegava à maturidade e iniciava uma nova fase da vida. Parecia que, ao chegar a essa etapa, a pessoa estava em seu pleno desempenho tanto intelectual e sexual. Era um eufemismo para a velhice onde as pessoas acreditavam ter chegado ao auge. Muitos atores, atrizes e cantores, chegavam a essa idade como se preparassem para a aposentadoria.
O tempo passou e, com tanto avanço na medicina e também em diversas áreas, chegou-se à conclusão de que a vida não começa mais aos 40 e sim aos 60. É um tempo muito parecido com os 40 anos, mas com uma vantagem especial. Muitos já estão aposentados e podem aproveitar a vida de uma forma diferente. Além de obter um preparo físico excelente, frequentando uma academia, também é tempo de se divertir, de viajar, enfim, fazer tudo aquilo que em 60 anos não foi possível. E isso é interessante!
Além de avançar contra doenças que matavam a pessoa antes dos 60 anos, já existe um estimulante sexual praticamente infalível – o viagra. Esquecendo a aposentadoria, o avanço na medicina nos traz exemplos de atores, atrizes, cantores e anônimos que estão aproveitando a vida como nunca. Não seria possível imaginar um concerto do Roling Stones com Mike Jagger, aos quase 80 anos, parecendo o jovem de início de carreira. Quem vê Fernanda Montenegro sendo indicada ao Oscar de melhor atriz não imagina que ela já chegou à fase octagenária.
A telenovela de maior sucesso do momento é supervisionada pelo incomparável Aguinaldo Silva que está pertinho de completar 70 anos. Quem o vê naqueles trajes joviais não acredita que ele esteja tão maduro assim. E com muita vontade de trabalhar. E o que é melhor, não demonstra estar com ar de cansado, comum em pessoas dessa idade no início do século passado.
O fato é que, tirando os famosos, os anônimos estão se preparando para uma nova vida, literalmente dizendo, porque a expectativa é viver mais tempo. E quem ganha com isso não são somente os idosos, mas tudo os que o cerca. E tudo indica que, num curto espaço de tempo, a vida vai começar mesmo aos 90. Não dá nem pra imaginar como será, mas, com certeza, será ótimo!
Publicado em 08/02/2012
(ADILSON ROSA – Diário de Cuiabá)





