Notícias

Aposentadoria: não tenha medo dela

| Notícias

Para evitar que o ócio extremo vicie a mente e adoeça o corpo, aprenda algo novo, encontre algum hobbie, viaje ou, até mesmo, continue trabalhando.

Dizem que só tem um jeito de não ficar velho – mas quem não morre novo um dia envelhece, inevitavelmente. Talvez por tentar negar esse fato ou acreditar que ainda tem muito tempo pela frente, as pessoas acabam não planejando adequadamente sua aposentadoria e, quando a idade chega, acabam tendo que pedir empréstimos e continuar trabalhando.

Infelizmente, essa última geração não foi instruída adequadamente para planejar a longo prazo e a maior preocupação dos futuros idosos é conseguir sustentar-se somente com os ganhos da aposentadoria. Isso inclui contas de água, luz, telefone, gás, internet, IPVA, IPTU e todos os I’s que temos que pagar para poder viver com conforto. Além dessas contas básicas, haverá gastos maiores com plano de saúde e medicamentos.

Planos individuais, planos coorporativos, fundos de pensão e tantos outros existem para ajudar o profissional a alcançar a aposentadoria com o bolso cheio de dinheiro e a cabeça vazia de preocupações. Entretanto, se você já está na meia idade e ainda não começou a se planejar, não se preocupe. Grande parte das profissões se tornou “estática” nos últimos anos por conta do uso crescente do computador, internet e tecnologias. Por causa disso, muitas áreas não exigem esforço físico para serem realizadas, então é possível trabalhar após aposentado, garantindo uma remuneração maior.

Entretanto, se você realmente não quer mais trabalhar e tem condições para se aposentar e “aproveitar a vida”, prepare-se para ter muito tempo livre. Quanto falo isso, normalmente as pessoas sorriem contentes que poderão relaxar e ficar “sem fazer nada”. Não é difícil achar idosos que entraram em depressão por ficar muito tempo em casa, sedentários e entediados. Para a grande maioria das pessoas, o ócio extremo vicia a mente e adoece o corpo.

Para evitar que isso aconteça, aprenda algo novo, encontre algum hobbie, viaje com a sua família ou, até mesmo, continue trabalhando. Talvez você desperte um antigo sonho ou encontre um novo objetivo de vida. Quem disse que é tarde demais? Independentemente da sua opção de vida, planeje sua aposentadoria e, quando ela chegar, aproveite o máximo e curta cada minuto fazendo o que mais gosta.

Publicado em 24/02/2012
(Revista Amanhã)

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS