
O Programa de Educação Financeira e Previdenciária desenvolvido pela Fusesc foi aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.
Abrangendo o período de 2012/2016, o programa tem como objetivo realizar ações para desenvolver e estimular a educação financeira e previdenciária dos participantes e seus familiares.
Em razão da relevância do Programa e para ampliar o seu alcance e atuação, a FUSESC uniu forças e compartilhou experiências com as outras 12 Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC do Estado de Santa Catarina, reunidas através da Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar – ASCPrev. O objetivo de todas as entidades é único: promover, pela união, o aprimoramento e o crescimento do sistema previdenciário.
O Programa de Educação Financeira e Previdenciária da FUSESC atende à recomendação CGPC nº 1, de 28/04/2008, a Portaria MPS nº 418, de 18/12/2008 e à Instrução MPS/SPC nº 32, de 04/09/2009.
O lançamento do programa aos participantes será feito no mês de maio.
Com a aprovação, a fundação está dispensada de realizar o envio impresso do Relatório Anual de Informações aos Participantes, portanto o referido documento será publicado até o dia 30 de abril no site.
A consulta do relatório por meio eletrônico diminui os gastos da Fusesc e ainda auxilia a reduzir o impacto no meio ambiente. Aqueles que desejarem receber o material impresso devem fazer uma solicitação à entidade por meio dos canais de comunicação disponíveis: e-mail alofusesc@fusesc.com.br ou Central de Atendimento Alô Fusesc, 0800-48-3000.
Confira abaixo notícias sobre o assunto publicadas na mídia especializada:
PREVIC aprova Programas de Educação Previdenciária
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC aprovou, em meados de fevereiro deste ano, 38 Programas de Educação Previdenciária das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Mais de 1, 5 milhão de participantes serão atendidos com ações educativas que visam qualificar e fortalecer as decisões financeiras e previdenciárias que afetam a formação de sua poupança previdenciária.
A análise dos programas apresentados pelas EFPC foi feita de acordo com a legislação relacionada ao tema, Recomendação CGPC n° 01/2008 e Instrução MPS/SPC nº32/2009 , cobrindo os seguintes aspectos: prazo limite de envio dos programas até 31/10/2011; detalhamento de parâmetros de execução e monitoramento; caracterização do público alvo por plano de benefício; e qualidade das ações apresentadas.
Pela terceira vez a PREVIC analisa e aprova projetos de educação financeira e previdenciária realizados por fundos de pensão, ficando evidente a evolução das entidades na construção de seus programas. A aprovação dos projetos se insere no contexto de ampliação do nível de informação, instrução e orientação a que participantes ativos, assistidos e pensionistas são submetidos, o que lhes permite melhorar o processo de tomada de decisão em relação às questões financeiras de curto e de longo prazo.
Um dos destaques entre os projetos aprovados em 2012 foi a ação cooperada da Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar – ASCPrev, que reúne 13 entidades de Santa Catarina. Por meio da associação, o grupo desenvolve e estimula programas de educação previdenciária no Estado. As entidades atuaram em ações comuns, obtendo ganhos de escala e redução de custos na realização de pesquisas e construção de cursos. A Associação já trabalha no desenvolvimento das ações e planeja o lançamento do Programa de Educação Financeira e Previdenciária para o mês de maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Previc/AssPreviSite
Previc: Programas de Educação Previdenciária
PREVIC aprova 38 programas de Educação Previdenciária das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
Mais de 1, 5 milhão de participantes estão atendidos com ações de Educação Previdenciária que visam qualificar e fortalecer as decisões financeiras e previdenciárias que afetam a formação de sua poupança previdenciária
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC aprovou em 14/02/2012 mais 38 programas de Educação Previdenciária e Financeira, apresentados em 2011, contemplando 255 planos de benefícios previdenciários. Esse número representa um índice de aprovação de 95%, quando comparado aos 40 programas apresentados pelas EFPC, que atendem agora a 1.514.379 participantes em programas de Educação Previdenciária e Financeira.
A análise dos programas apresentados pelas EFPC foi feita de acordo com a legislação relacionada ao tema, Recomendação CGPC n° 01/2008 e Instrução MPS/SPC nº32/2009 , cobrindo os aspectos:
1. Prazo limite de envio dos programas até 31/10/2011;
2. Detalhamento de parâmetros de execução e monitoramento;
3. Caracterização do público alvo por plano de benefício; e
4. Qualidade das ações apresentadas.
Dos 40 programas submetidos, perfazendo 274 planos de benefícios, apenas um foi reprovado, com 11 planos de benefícios. Adicionalmente, um dos programas foi retirado a pedido da própria EFPC, com 2 planos de benefícios, e outros programas foram parcialmente alterados, com a retirada de 6 planos do universo inicial de análise.
Pela terceira vez a PREVIC analisa e aprova projetos de educação financeira e previdenciária realizados por fundos de pensão, ficando evidente a evolução das entidades na construção de seus programas. Para se ter uma ideia, de todos os programas apresentados, 20 foram prontamente aprovados após análise de requisitos legais e de qualidade. Os demais programas, ainda que com níveis elevados de qualidade, foram provocados a complementar informações para atender aos requisitos legais.
A aprovação dos projetos se insere no contexto de ampliação do nível de informação, instrução e orientação a que participantes ativos, assistidos e pensionistas são submetidos, o que lhes permite melhorar o processo de tomada de decisão em relação às questões financeiras de curto e de longo prazo. Além dos requisitos legais mencionados, a PREVIC compilou e analisou informações qualitativas sobre:
• Ações direcionadas aos Participantes;
• Ações integradas com Patrocinadoras e/ou Instituidoras;
• Formas de desenvolvimento/elaboração dos programas;
• Ações direcionadas aos fóruns de governança;
• Canais/instrumentos e mídias utilizadas;
Em relação aos projetos aprovados neste ano de 2012, destacamos os seguintes itens:
1. Ação cooperada de 13 entidades do estado de Santa Catarina que, por meio de uma associação, desenvolveram e estimularam programas de educação no estado. As entidades atuaram em ações comuns, obtendo ganhos de escala e redução de custos na realização de pesquisas e construção de cursos.
2. Maior envolvimento em ações desenvolvidas junto a patrocinadoras e instituidoras;
3. Ações direcionadas ao atendimento das necessidades dos participantes, conselheiros e formadores de opinião das patrocinadoras e dos participantes;
4. Uso das novas mídias, com destaque para as redes sociais;
5. Utilização de TV´s como portais de disseminação, em tempo real, de eventos e ocorrências de interesse das EFPC.
Destacamos, ainda, o trabalho de fomento e disseminação realizado pela PREVIC, que pelo terceiro ano consecutivo organiza eventos de educação financeira e previdenciária. Os dois seminários realizados em 2011, abordando a temática das melhores práticas em ações de educação e também estimulando o desenvolvimento de novos programas, deixaram nítido o efeito positivo sobre a quantidade e a melhoria de qualidade dos programas submetidos.
Considerando as aprovações de 2009, 2010 e 2011, já são 70 programas aprovados em 65 EFPC, perfazendo 378 planos de benefícios em ações de educação previdenciária e financeira aprovados pela PREVIC. No acumulado, são mais de 1,5 milhão de participantes atendidos pelas ações de educação previdenciária das entidades, representando 47% do universo de cerca de 3,2 milhões de participantes do sistema.
Esse alcance dos programas é um dos diferenciais das EFPC e demonstra a preocupação do setor em prover informações que subsidiem escolhas mais qualificadas pelos participantes dos planos de benefícios.
Para 2012 já está prevista a realização de dois seminários, em junho e setembro, e também a publicação de um artigo sobre as melhores práticas de educação observadas nos projetos já aprovados. Com eles a PREVIC pretende aproximar os fóruns de governança das EFPC na construção dos programas e também reforçar a importância da Educação Previdenciária como ferramenta para qualificar e fortalecer a tomada de decisão dos participantes, gestores, patrocinadoras e instituidoras do sistema de previdência complementar brasileiro.
Fonte: (Gabriela Utzig Hoelscher – ACS/Previc/AssPreviSite)
Publicado em 22/03/2012
Área de Comunicação e Relacionamento





