Anualmente, em novembro, os participantes e assistidos em percentual do saldo de conta tem a possibilidade de redefinir o percentual do exercício seguinte.
Confira abaixo as informações:
– Participantes (ativos): a patrocinadora acompanha percentual de contribuição até 7%.
Aumentar o percentual de contribuição (sobre o salário de participação) é sempre um excelente negócio!
Confira as vantagens:
• Quando você aumenta a sua contribuição mensal, a empresa patrocinadora acompanha esse aumento até o percentual máximo de 7,00%. Dessa forma, você ganha praticamente em dobro, já que o seu saldo de conta cresce ainda mais com essas contribuições. Nenhum outro investimento no mercado financeiro proporciona essa vantagem! Afinal, a empresa está investindo no seu futuro, duplicando o seu valor de contribuição. Esse é um vantajoso benefício que a maioria das empresas no país ainda não oferece. Aproveite!
Atualmente a distribuição desse percentual é:
– Plano Multifuturo I: 5,86% para o saldo de conta + 0,33% de taxa administrativa + 0,81% de taxa de risco para invalidez e pensão.
– Plano Multifuturo II: 4,83% para o saldo de conta + 0,33% de taxa administrativa + 1,84% de taxa de risco para invalidez e pensão.
• Se desejar, você pode contribuir além do limite de 7%, para aumentar o valor da sua reserva (lembrando que a contrapartida da empresa vai só até o limite).
Confira nas simulações das tabelas abaixo a diferença entre realizar contribuições de 7% e 12%.

• Aportes extras podem ser realizados a qualquer momento, aumentando ainda mais o montante de sua reserva previdenciária.
• Todas as contribuições realizadas para o seu plano de previdência complementar – mensais ou adicionais – podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual.
É prudente que a escolha do percentual, tanto de contribuição quanto de recebimento do benefício, seja feita com base nas necessidades pessoais de cada um e levando em consideração a conjuntura econômica, já que a volatilidade do mercado influencia no saldo de conta.
– Assistidos (aposentados): avaliação do valor de retirada deve considerar situação pessoal e conjuntura econômica
Como temos divulgado nos meios de comunicação da entidade, o mercado financeiro nacional passa há alguns meses por um momento tenso, com muitas instabilidades que comprometeram a rentabilidade dos fundos de pensão de um modo geral. Apesar de comuns e próprias do setor financeiro, estas oscilações trazem impactos diretos no benefício percentual.
Portanto, este é um momento que exige uma análise cautelosa. Especialmente para os participantes assistidos, é recomendável que, antes de realizar qualquer alteração, seja feita uma análise da sua situação econômica familiar, o aumento da expectativa de vida e os retornos dos investimentos dos planos, considerando as possíveis oscilações do mercado financeiro.
É prudente equilibrar o percentual de retirada para garantir a manutenção do benefício e tranquilidade para o futuro.
Perspectivas do cenário econômico
A perspectiva para o mercado financeiro é que as oscilações continuem por um tempo. Algumas medidas recentes do governo, como a elevação da taxa básica de juros para 9,5% (a quinta elevação neste ano) podem estabilizar o valor dos papéis do governo em que a Fusesc tem a maior parte de seus investimentos. Isto, no entanto, não significa que não possam ocorrer novos momentos ruins.
“Tem muita coisa se reorganizando na economia mundial e brasileira, muita instabilidade”, comenta o gerente de investimentos da Fusesc, Ernesto Montibeller Filho. Em sua opinião, ao que tudo indica é que a rentabilidade fácil que se usufruia no mercado financeiro não vai acontecer mais. “O cenário atual exige dos gestores de fundos de pensão uma busca de novas oportunidades que equilibrem a rentabilidade com segurança.”, avalia.
Opções para realizar a alteração de percentual
Neste ano os participantes que optaram pelo Benefício Percentual poderão realizar a alteração do percentual pelo site da Fusesc de forma bem fácil e rápida, conforme explicado no texto destacado.
Os participantes assistidos também receberão em casa uma carta explicativa com o formulário para preenchimento, como é feito todos os anos.
Novidade: altere seu percentual no site, em apenas 3 passos!
A Fusesc, sempre buscando facilitar e agilizar a prestação de serviços aos participantes, neste ano preparou uma excelente novidade: a alteração de percentual pode ser feita no site da entidade: www.fusesc.com.br. É simples e rápido, veja nas imagens abaixo:

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos canais de atendimento da entidade:
Central de Atendimento: telefone 0800-48-3000
E-mail: central@fusesc.com.br
Publicado em 29/10/2013
Área de Seguridade










