A exemplo de meses anteriores, em janeiro a volatilidade (oscilações de preços dos ativos) deu o tom dos negócios. Este fato está associado à desconfiança que os investidores possuem em relação a capacidade do Governo Federal e Banco Central em adotar medidas para conter a alta dos preços e, ao mesmo tempo, manter sob controle os juros em patamares baixos e suficiente para não atrapalhar o crescimento do pais, associado ao maior dinamismo da economia norte americana e a consequente realocação dos fluxos internacionais para países desenvolvidos.
Este cenário provocou forte desvalorização dos ativos, com muitos investidores se desfazendo de suas posições e migrando seus recursos para o dólar – que valorizou 3,57% em relação ao Real – ou mesmo transferindo-os para o exterior.
A repercussão no segmento de Renda Fixa foi a exigência pelos investidores de prêmios maiores e acentuada desvalorização das Notas do Tesouro Nacional – Série b (NTNbs), títulos próprios para aplicação de recursos previdenciários, que compõe a proteção dos planos.
O IMA B, índice que mede o desempenho das NTNbs desvalorizou em janeiro -2,55% e nos últimos 12 meses acumula perda de -12,78%.
No segmento de Renda Variável o movimento seguiu a tendência da renda fixa. O principal índice da bolsa paulista (Ibovespa) desvalorizou -7,51% e o IBX100 fechou em queda de menos 8,15%, ambos com reflexos diretos nos preços das ações.
Em razão dessa movimentação do mercado, em janeiro/14 as rentabilidades foram:
- Plano Benefício I: +0,05%
- Plano Multifuturo I : -0,72%
- Plano Multifuturo II: -0,68%
Lembramos que os resultados são diferentes para cada plano em função da composição das aplicações financeiras de cada um deles e do critério de marcação dos papéis em carteira.
Por último, informamos que estamos finalizando a lâmina de rentabilidade contendo a visão abrangente e completa do seu Plano de Benefício, que será publicada aqui no site no menu superior, em Finanças> Rentabilidade.
Ressaltamos que a lâmina de rentabilidade inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, o que demanda a interação de diversas áreas, portanto a publicação sempre se dará no final do mês, tão logo esteja completa e revisada.
Publicado em 19/02/2014
Área de Investimentos










