FEVEREIRO/14 – ANÁLISE DO MERCADO E RENTABILIDADE
Em fevereiro/14 o mercado financeiro teve suas expectativas futuras de comportamento da economia mais bem ancoradas nas premissas do Banco Central do Brasil, conforme divulgado semanalmente no Boletim Focus, que sintetiza a percepção dos analistas de mercado, reduzindo, em parte, a volatilidade.
No ambiente doméstico destaca-se a inflação de janeiro, divulgada em meados fevereiro, que se manteve abaixo do consenso, fazendo o mercado antecipar o movimento de redução do ritmo de alta da taxa básica de juros, iniciado pelo COPOM em abril último, corrigindo-se distorções dos preços dos ativos a preço de mercado, que refletiu diretamente no índice Andima que mede o mercado de títulos públicos indexados à inflação (IMA-B) que variou 4,43% no mês de fevereiro.
No ambiente internacional, a pauta é tomada principalmente pela tentativa de entender os possíveis impactos do frio intenso que afeta os países desenvolvidos do hemisfério norte e o impacto da crise da Ucrânia, pois uma retração das economias desenvolvidas poderia fazer com que os estímulos monetários de curto prazo fossem mantidos, favorecendo assim, as economias emergentes, incluindo o Brasil. Neste ambiente a ponta vendedora da Bovespa se estabilizou ao longo do mês de fevereiro, fechando o Ibovespa em -1,14% e o IBRX100 em -0,33%.
Estimativa de Fechamento da Cota de Fevereiro/14.
Com os dados já disponíveis, estimamos que as rentabilidades das cotas devam situar-se no seguinte intervalo:
Entre +0,95% e +1,05% para os três planos de benefícios: Plano de Benefícios I, Plano Multifuturo I e Plano Multifuturo II.
Os resultados podem ser diferentes para cada plano em função da composição das aplicações financeiras de cada um deles e do critério de marcação dos papéis em carteira.
Informamos que já iniciamos a elaboração da lâmina de rentabilidade, que inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, o que exige a interveniência de vários agentes, sendo prevista sua publicação após o dia 20, tão logo esteja completa e revisada.
Publicado em 07/03/2014
Área de Investimentos










