AGOSTO-2014 – ANÁLISE DO MERCADO E ESTIMATIVA DE RENTABILIDADE.

Em agosto os mercados financeiros brasileiros foram influenciados pela entrada de capital externo. Com fluxo positivo de dólares cuja cifra atingiu R$ 1,9 bilhões o índice BOVESPA teve variação positiva de 9,78%, influenciado pelas pesquisas eleitorais para Presidente.

O fluxo também se mostrou positivo nos mercados de renda fixa, principalmente os direcionados a aquisição de títulos públicos federais. Pelo critério de marcação do ativo a preço de mercado, em agosto, o IMA-b, índice que mede o rendimento das Notas do Tesouro Nacional – série b – (NTNbs) subiu 4,82% e o IRF-m, índice que mede o rendimento das Letras do Tesouro Nacional – LTNs e das Notas do Tesouro Nacional, série f (NTN-f) teve valorização de 1,59%.

No mês a taxa de juros Selic fechou em 0,87% e o real se valorizou 1,23% em relação ao dólar americano. A inflação no Brasil caiu levemente, mas se mantem próxima do teto da meta de 6,50% (IPCA). Do lado internacional persistem ainda os conflitos entre Israel e Palestinos e entre Ucrânia e Rússia que, longe de ter uma solução definitiva, adicionam volatilidade aos mercados financeiros globais.

Estimativa de Rentabilidade das cotas em Agosto/14.

Com os dados que já dispomos estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos de benefícios devem situar-se nos seguintes intervalos:

Plano Benefício I = entre +0,94% a +1,00%;

Planos Multifuturo I e Multifuturo II = entre +1,00% e +1,08%.

Os resultados são diferentes entre os planos em função da composição das aplicações financeiras de cada um deles e do critério de marcação dos papéis em carteira. Se acrescentarmos a estimativa de rentabilidade de agosto/14 ao retorno acumulado, obtém-se rentabilidade média acumulada, neste exercício, de 7,29% e de 13,89% nos últimos 12 meses.

Informamos que já iniciamos a elaboração da lâmina de rentabilidade, que inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, o que exige a interveniência de vários agentes, sendo prevista sua publicação após o dia 20, tão logo esteja completa e revisada.

Publicado em 05/09/2014
Área de Investimentos

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Rio do Sul

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de maio, às 14h, em Rio do Sul, mais uma

Publicação
Conecta