Notícias

NOVEMBRO – MÊS DE AVALIAR O PERCENTUAL

| Notícias

Conforme consta no Regulamento dos planos, anualmente, em novembro, do dia 1º ao dia 30, os participantes e assistidos em percentual do saldo de conta tem a possibilidade de redefinir o percentual do exercício seguinte. É um momento de refletir estrategicamente sobre o futuro.

Atenção:

  • O novo percentual solicitado entrará em vigor a partir de janeiro de 2015.
  • Caso não queira alterar o seu percentual, será automaticamente mantido o percentual atual.

Caso queira alterar, confira as informações abaixo.

Para auxiliar nessa reflexão disponibilizamos algumas informações:

  • Cenário econômico em 2015: O provável cenário econômico para 2015 é de elevação da taxa de juros básicos da economia (taxa Selic) que poderá chegar a 11,5% a 12% ao ano. Isto representa uma taxa de juros (média mensal) de 0,93%. Outro aspecto importante a considerar quando trabalhamos com projeções é a inflação esperada, para 2015 que, segundo estimativas do mercado financeiro ficará entre 6% a 6,5% ao ano. Estas duas variáveis afetarão diretamente os rendimentos dos investimentos. Para o segmento de renda variável (ações) a previsibilidade de rendimentos é muito difícil, pois depende de uma conjugação de fatores, no entanto podem surgir boas oportunidades para incremento nas alocações no mercado de ações.
  • Política de Investimentos: a Fundação manterá uma gestão de recursos financeiros voltados a segmentos com melhores perspectivas de retorno e baixo risco e em conformidade com o cenário econômico com que a Fusesc trabalha para os próximos anos. Nossa meta é buscar uma alocação de recursos eficiente entre os diversos setores da economia de modo a superar a meta atuarial (INPC + 5% ao ano) bem como taxa de juros Selic.
  • Participantes: aumentar a contribuição é sempre um bom negócio a curto e longo prazo. Primeiro porque a patrocinadora acompanha paritariamente o percentual de contribuição até 7% (sobre o salário de participação). Assim, acrescenta à sua conta individual o dobro do que está colocando. Isso não existe em nenhuma modalidade do mercado financeiro, é um benefício que poucas empresas oferecem. Aproveite!
    Se você desejar ir além dos 7% não há problemas, lembrando que a patrocinadora acompanha até este limite.
    Além das contribuições regulares é possível fazer contribuições adicionais extraordinárias a qualquer momento, para aumentar o montante da poupança previdenciária. Todas as contribuições realizadas para o plano de previdência, regulares ou extraordinárias, podem ser deduzidas da base de cálculo do imposto de renda até o limite de 12% da renda bruta (para quem faz a declaração de imposto de renda completa).
  • Assistidos: o percentual de recebimento deve ser definido com cautela, analisando o mercado. Toda cautela é pouca para não ceder à tentação de receber mais sem avaliar a repercussão no futuro e no saldo restante para os benefícios futuros. Com a relativa instabilidade do mercado financeiro é recomendável que, antes de realizar qualquer alteração, seja feita uma análise da situação financeira da família, considerando o aumento da expectativa de vida e o histórico de retorno dos investimentos do seu plano. A prudência resulta num equilíbrio que preserva a reserva para os benefícios dos anos seguintes.

 

COMO REALIZAR A ALTERAÇÃO DE PERCENTUAL

Para realizar a alteração do percentual, você poderá escolher uma das formas abaixo:

  • Pela Internet: a alteração de percentual pode ser feita no site da entidade: www.fusesc.com.br, até o dia 30/11, em três passos:
    • 1º passo: acesse a área de Autoatendimento, com o seu CPF e senha. Caso ainda não possua uma senha cadastrada, basta clicar em Como Cadastrar e gerar uma senha.
    • 2º passo: após fazer o acesso, basta clicar no botão Alteração. Para os ativos, selecionar Alteração/Alteração de Percentual de Contribuição. Para os assistidos, selecionar Alteração/Alteração de Percentual de Benefício.
    • 3º passo: leia as instruções iniciais na tela e escolha o percentual desejado. Clique no botão Confirmar.
  • Pelo Telefone: basta ligar até 28/11 para a Central de Atendimento da Fusesc no telefone 0800-48-3000 e informar o percentual de alteração desejado, os atendentes realizarão o procedimento diretamente no sistema.
  • Presencialmente: se preferir, basta vir até a Central de Atendimento, na sede da Fundação, até 28/11 e informar o percentual de alteração desejado, os atendentes realizarão o procedimento diretamente no sistema.

Colocamo-nos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, ligue para a Central de Atendimento da Fusesc no 0800-48-3000, a ligação é gratuita.

Publicado em 31/10/2014
Área de Seguridade

Woman writing on her daily planner

Expediente de final de ano e contratação de empréstimo

A Fusesc informa que no dia 24/12 a Central de Atendimento (0800 048 3000) fará um plantão das 10 às 12 horas. Nos dias 25/12, 31/12/20 e 01/01/2021 a Entidade não terá expediente. Confira o calendário de contratações e liberações de operações de crédito para o final de ano...

+ LEIA MAIS