Notícias

OUTUBRO-2014 – ANÁLISE DO MERCADO E ESTIMATIVA DE RENTABILIDADE

| Notícias

Contrariando as expectativas do mercado financeiro o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – COPOM, reunido em 29/10/2014 elevou a taxa básica de juros – Selic – em 0,25% passando de 11% para 11,25% ao ano. O aumento, mesmo pequeno, é uma tentativa de recuperação da confiança dos mercados e uma sinalização do Bacen no enfrentamento no combate a inflação que, nos últimos 12 meses atingiu a casa dos 6,75% (IPCA de out/13 a set/14).

O Ibovespa terminou o mês com valorização de 0,95%, em 2014 acumula ganhos de 6,06% e nos últimos 12 meses a valorização é de 0,68%. O IBrX teve valorização de 0,94%, acumula em 2014 valorização de 5,65% e de 0,33% nos últimos 12 meses.

A variação da taxa de juros Selic, referencia para aplicações no segmento de renda fixa, foi de 0,95%. O IMA-b, indicador que mede o rendimento das Notas do Tesouro Nacional – “série b” (NTNbs) fechou outubro com valorização de 2,08% e o IRF-m, indicador que capta os rendimentos das Letras do Tesouro Nacional – LTNs e das Notas do Tesouro Nacional, “série f” (NTN-f), subiu 1,14%. O dólar teve valorização de 1,09% frente ao real.

No âmbito internacional, destaque para a decisão do Banco Central Americano (Fed), em sua reunião de outubro, que resolveu encerrar o programa de compra de ativos. O programa, que chegou a atingir compras de 85 bilhões de dólares mensais, estava em US$ 15 bilhões. Neste mesmo encontro, o Fed, deu indicações de que pretende manter os juros excepcionalmente baixos por período considerável e reforça a visão de que poderá iniciar o ciclo de aperto de juros em junho de 2015, mas há possibilidade de adiamento.

Estimativa de Rentabilidade das Cotas em Outubro/14.

Com os dados que já dispomos estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos de benefícios devem situar-se nos seguintes intervalos:

Planos Benefícios I e Multifuturo I = entre 1,30% e 1,40%;

Plano Multifuturo II = entre 1,20% e 1,30%.

Os resultados são diferentes entre os planos em função da composição das aplicações financeiras de cada um deles e do critério de marcação dos papéis em carteira.

Publicado em 05/11/2014
Área de Investimentos

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS