Fevereiro 2015 – Análise do Mercado e Estimativa de Rentabilidade

Análise do Mercado.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – COPOM – deverá dar continuidade ao ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic) na reunião marcada para 04/03/2015. Previsões de mercado indicam possibilidade de alta de 0,50%, passando dos atuais 12,25% para 12,75% ao ano. Avaliamos que o ciclo de alta está próximo do fim, levando-se em conta que o enfraquecimento da economia já reflete no mercado de trabalho (desemprego).

A inflação, nos últimos 12 meses (fevereiro/14 a janeiro/15), acumula alta de 7,14% (IPCA), muito acima do centro da meta de 4,5% ao ano definida pelo Conselho Monetário Nacional – CMN. As maiores contribuições vieram dos itens, energia elétrica residencial, escolas, combustíveis para veículo próprio e transporte público. Projeções do mercado apontam para 2015, inflação próxima a 7,50%.

No mês, o Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, valorizou-se +9,97%%, impulsionado pela entrada de capital externo, a taxa de juros Selic, índice de referência para aplicações no mercado de renda fixa pós-fixada, se valorizou +0,82% (mês com apenas 18 dias úteis), o IMA-B, índice que mede o desempenho das NTN-b valorizou-se +0,54%, o IRF-M, índice que mede o desempenho dos títulos pré-fixados (LTN e NTN-f) valorizou-se +0,29% e o dólar com valorização de 8,11% sobre o real.

Estimativa de rentabilidade das cotas em fevereiro/15.

Prosseguindo com sua estratégia de gestão e priorizando suas aplicações financeiras no mercado de renda fixa, em ativos de baixo risco de crédito, a Fusesc, diante das condições de mercado, continua investindo os recursos em Notas do Tesouro Nacional “série b” (NTN-b), em Letras do Tesouro Nacional (LTNs) e em Letras Financeiras do Tesouro Nacional (LFTs), todos pagando rentabilidade superior a 12% ao ano e vencimentos longos o que nos garante bons retornos ao longo dos anos.

Com os dados disponíveis até o momento estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos de benefícios, deverão situar-se dentro do seguinte intervalo:

Planos: Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II = entre +1,20% e +1,30%.

No dois primeiros meses de 2015 a rentabilidade acumulada deverá ficar próxima de 2,28%. Nos últimos 12 meses (março/14 a fevereiro/15) o retorno médio das cotas dos planos está em 13,61% superando a meta atuarial de 12,48% e a taxa de juros Selic de 11,03%.

Eventuais diferenças de rentabilidades entre os planos ocorre em função da composição das aplicações financeiras de cada um deles e do critério utilizado de marcação dos papéis para registro contábil.

A lâmina com os dados de fevereiro/15, que inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como rentabilidade, dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, deverá ser divulgada na pagina da Fusesc por volta do dia 20/03, tão logo esteja completa e revisada.

 

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Rio do Sul

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de maio, às 14h, em Rio do Sul, mais uma

Publicação
Conecta