Notícias

Fevereiro 2015 – Análise do Mercado e Estimativa de Rentabilidade

| Notícias

Análise do Mercado.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – COPOM – deverá dar continuidade ao ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic) na reunião marcada para 04/03/2015. Previsões de mercado indicam possibilidade de alta de 0,50%, passando dos atuais 12,25% para 12,75% ao ano. Avaliamos que o ciclo de alta está próximo do fim, levando-se em conta que o enfraquecimento da economia já reflete no mercado de trabalho (desemprego).

A inflação, nos últimos 12 meses (fevereiro/14 a janeiro/15), acumula alta de 7,14% (IPCA), muito acima do centro da meta de 4,5% ao ano definida pelo Conselho Monetário Nacional – CMN. As maiores contribuições vieram dos itens, energia elétrica residencial, escolas, combustíveis para veículo próprio e transporte público. Projeções do mercado apontam para 2015, inflação próxima a 7,50%.

No mês, o Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, valorizou-se +9,97%%, impulsionado pela entrada de capital externo, a taxa de juros Selic, índice de referência para aplicações no mercado de renda fixa pós-fixada, se valorizou +0,82% (mês com apenas 18 dias úteis), o IMA-B, índice que mede o desempenho das NTN-b valorizou-se +0,54%, o IRF-M, índice que mede o desempenho dos títulos pré-fixados (LTN e NTN-f) valorizou-se +0,29% e o dólar com valorização de 8,11% sobre o real.

Estimativa de rentabilidade das cotas em fevereiro/15.

Prosseguindo com sua estratégia de gestão e priorizando suas aplicações financeiras no mercado de renda fixa, em ativos de baixo risco de crédito, a Fusesc, diante das condições de mercado, continua investindo os recursos em Notas do Tesouro Nacional “série b” (NTN-b), em Letras do Tesouro Nacional (LTNs) e em Letras Financeiras do Tesouro Nacional (LFTs), todos pagando rentabilidade superior a 12% ao ano e vencimentos longos o que nos garante bons retornos ao longo dos anos.

Com os dados disponíveis até o momento estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos de benefícios, deverão situar-se dentro do seguinte intervalo:

Planos: Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II = entre +1,20% e +1,30%.

No dois primeiros meses de 2015 a rentabilidade acumulada deverá ficar próxima de 2,28%. Nos últimos 12 meses (março/14 a fevereiro/15) o retorno médio das cotas dos planos está em 13,61% superando a meta atuarial de 12,48% e a taxa de juros Selic de 11,03%.

Eventuais diferenças de rentabilidades entre os planos ocorre em função da composição das aplicações financeiras de cada um deles e do critério utilizado de marcação dos papéis para registro contábil.

A lâmina com os dados de fevereiro/15, que inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como rentabilidade, dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, deverá ser divulgada na pagina da Fusesc por volta do dia 20/03, tão logo esteja completa e revisada.

 

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS