Notícias

Análise do mercado e estimativa de rentabilidade – Maio 2015

| Notícias

 

O mês de maio foi marcado por notícias de medidas de ajustes fiscais nas contas do Governo Federal, fazendo com que o mercado financeiro mantivesse certa cautela.

A inércia da inflação, apesar de todos os esforços monetários e o início do período conhecido pela sazonalidade benigna da inflação, oriunda principalmente pela tradicional redução dos preços de commodities que segue ao longo do inverno, ainda mantém-se com expectativas acima dos níveis desejados.

Por conta disso o Comitê de Política Monetária do Banco Central – COPOM, em reunião realizada em 03/06/2015, elevou mais uma vez a meta para a taxa básica de juros em 0,50%a.a., chegando a 13,75%a.a. e com perspectiva de atingir 14% ao ano, conforme está consubstanciado pelo Boletim Focus do Banco Central, divulgado no último dia 01/06/2015.

A estratégia de investimentos adotada pela Fusesc, conforme consta na Política de Investimentos, vem produzindo os resultados esperados. Nos cinco primeiros meses de 2015 a rentabilidade média acumulada dos planos está próxima de 6,21% e, nos últimos 12 meses (junho/14 a maio/15), acumula retorno médio de 13,45%. Os retornos superam a taxa de juros Selic que ficou em 11,61% e estão muito próximos da meta atuarial (INPC + 5%) que está em 13,76%, nos últimos 12 meses.

No mês de maio, a taxa de juros Selic, índice de referência para aplicações no mercado de renda fixa pós-fixada, registrou 0,99%, o IMA-B, índice que mede o desempenho das NTN-b rendeu +2,57%, o IRF-M, índice que mede o desempenho dos títulos pré-fixados (LTN e NTN-f) subiu +1,63%, Ibovespa acumulou menos -6,17% e o dólar se valorizou 6,19% frente ao real.

Com os dados já disponíveis estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos de benefícios, deverão situar-se dentro do seguinte intervalo:

Estimativa de rentabilidade das cotas em maio/15.

Plano Benefícios I = entre 0,85% e 0,95%

Planos Multifuturo I e Multifuturo II = entre 0,90% e 1,00%.

As diferenças de rentabilidades entre os planos de benefícios é resultado da composição dos investimentos.

A lâmina com os dados de maio/15, que inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como rentabilidade, dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, deverá ser divulgada na página da Fusesc por volta do dia 20/06, tão logo esteja completa e revisada.

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS