A estimativa de inflação de 2015 subiu. Nos últimos 12 meses (junho/14 a maio/15) a inflação oficial do país (IPCA) atingiu 8,47% e as previsões do mercado é fechar o ano em 9%. Os aumentos significativos dos preços administrados aliado a desvalorização do real e a inércia no reajuste de preços, tem elevado a inflação.
Taxa de juros da economia – Selic – mantém-se alta: por conta dessa pressão inflacionária a meta da taxa de juros da economia – Selic – atualmente em 13,75% poderá sofrer novos aumentos. Projeções do mercado financeiro expresso no Boletim Focus do Banco Central de 29/06/2015, indicam que o Comitê de Política Monetária do Banco Central – COPOM, deverá realizar mais duas elevações de 0,25% nas próximas reuniões de 29/julho/15 e 02/setembro/15, fechando 2015 em 14,25%.
Indicadores de Mercado: No mês de junho, a taxa de juros Selic, índice de referência para aplicações no mercado de renda fixa pós-fixada, registrou variação de 1,07%, o IMA-B, índice que mede a rentabilidade das NTN-b ficou negativo em 0,27%, o IRF-M, índice que mede a rentabilidade dos títulos pré-fixados (LTN e NTN-f) rendeu 0,32%, o Ibovespa com alta de 0,61% e o dólar se desvalorizou 2,40% frente ao real.
Rentabilidade dos planos de benefícios administrados pela FUSESC – 1º semestre de 2015: Neste cenário de juros e inflação altos, a FUSESC dá continuidade à sua estratégia de gestão com base em sua Política de Investimentos 2015/2019 e vêm priorizando aplicações no segmento de renda fixa, direcionando seus recursos líquidos para compra de papéis de baixo risco e com rendimentos atrelados à inflação corrente mais juros anuais compatíveis com a meta atuarial dos planos de benefícios. A estratégia tem se mostrado acertada, somente neste primeiro semestre de 2015 a rentabilidade média acumulada dos planos está próxima a 7,36% representando 124% da taxa de juros Selic que, no mesmo período, acumula alta de 5,94%.
Com os dados já disponíveis estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos de benefícios, deverão situar-se dentro do seguinte intervalo:
Estimativa de rentabilidade das cotas em junho/15:
Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II = entre 1,05% e 1,15%
Os planos de benefícios podem apresentar diferenças entre suas rentabilidades em função da composição dos investimentos.
A lâmina com os dados de junho/15, que inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como rentabilidade, dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, deverá ser divulgada na página da Fusesc por volta do dia 20/07, tão logo esteja completa e revisada.










