Notícias

Conselhos são órgãos de deliberação e fiscalização da Fundação

| Notícias

Em uma entidade de previdência complementar fechada como a Fusesc, quem define os rumos para que todos os compromissos sejam cumpridos é o Conselho Deliberativo. Já o Conselho Fiscal é responsável por fiscalizar as contas da gestão administrativa e financeira.

Conheça uma pouco mais da função de cada órgão:

 

Conselho Deliberativo

É o órgão responsável pela definição da política geral de administração da Fusesc e de seus planos de benefícios. Compete-lhe, assim, deliberar sobre as diretrizes da entidade de previdência, e definir a política de investimento para aplicação do patrimônio administrado pelo fundo de pensão.

É composto por seis membros titulares e respectivos suplentes. Três são indicados pelas patrocinadoras e os outros três eleitos pelos participantes ativos e assistidos. As patrocinadoras também indicam o Presidente do conselho e seu suplente.

Os conselheiros se reúnem ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente quando convocados pelo Presidente ou pela maioria dos membros. As decisões são tomadas por maioria simples de votos, com quórum mínimo de quatro conselheiros. Caso seja necessário, o Presidente tem o voto desempate.

cons4

 

Conselho Deliberativo (da esquerda para a direita): Odinir Bonissoni, Pedro Bramont, Fernanda de Figueiroa Freitas Neves (Presidente), Marcello José Garcia Costa Filho, José Carlos da Silva e Jesualdo Araújo


Conselho Fiscal

É órgão responsável pela fiscalização e controle interno das atividades da Fusesc. É constituído por quatro membros titulares e respectivos suplentes, sendo dois indicados pelas Patrocinadoras e os outros dois eleitos diretamente pelos Participantes, que também escolhem o presidente deste conselho.

Os conselheiros reúnem-se mensalmente para avaliar os balancetes, relatórios gerenciais, posição dos investimentos, posições atuariais e anualmente para apreciar o Balanço Anual. Reuniões extraordinárias podem ser convocadas pelo presidente do conselho, pela maioria dos membros ou pelo Conselho Deliberativo.

cof3

 

Conselho Fiscal (da esquerda para a direita): Carlos Eduardo Pitz, Francisco Carlos de Oliveira (Presidente), Sérgio Aristides Slongo e Carlos Bogoni

Imagem3

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS