Dezembro/2015 – Análise de mercado e estimativa de rentabilidade

Taxa de juros no Brasil – Selic:  Em Dezembro/15 não houve reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – COPOM. A última reunião foi realizada em 25/11/2015 e a meta da taxa de juros básico da economia, Taxa Selic, foi mantida em 14,25% ao ano. O próximo encontro do COPOM ocorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro/2016 e as projeções de Economistas e Instituições Financeiras, que constam da pesquisa “Focus” realizada pelo Banco Central do Brasil junto ao mercado financeiro e divulgada ao público em 04/01/2016, é de mais um aumento de 0,50% elevando a meta dos atuais 14,25% para 14,75% ao ano.

Estimativa de inflação: Para 2015 a expectativa do mercado financeiro para a inflação oficial, medida pelo IPCA, é de fechar o ano entre 10,70% e 10,80%. Para 2016 a inflação dá sinais de melhora porém ainda alta, as projeções do mercado financeiro é de fechar o ano de 2016 com inflação de 6,87%, bem superior as estimativas contidas na pesquisa “Focus” feita há quatro semanas atrás que era de 6,70%.

Mercado Financeiro eleva projeções de PIB negativo em 2015 e 2016:Nesta mesma pesquisa “Focus” o mercado financeiro projeta PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 negativo em 3,71% e para 2016 as previsões não são boas, a expectativa é de nova queda, algo em torno de – 2,95%, superior as previsões de 4 semanas atrás que era de crescimento negativo de -2,31%.

Indicadores Financeiros do Mercado no mês de Dezembro/15:  No mês de dezembro, a taxa de juros Selic, considerando que o mês possui 22 dias úteis, registrou variação 1,16%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b” (NTN-b) registrou variação de 1,52%. O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados lastreados em Letras do Tesouro Nacional (LTN) e em Notas do Tesouro Nacional, “série f” (NTN-f) com variação 0,57%. O Ibovespa fechou com desvalorização de 3,92%, com fluxo de investidores estrangeiros negativo para o mercado acionário de US$ 1,1 bi. O dólar se valorizou 1,41% frente ao real.

Estimativa de Rentabilidade das Cotas em Dezembro/2015:Com os dados que já dispomos estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos no mês de dezembro de 2015, deverão situar-se nos seguintes intervalos:

  • Plano Benefícios I, Plano Multifuturo I e Plano Multifuturo II = entre 1,35% e 1,45%.

Rentabilidade dos planos em 2015: A rentabilidade média acumulada dos planos de benefícios em 2015 (janeiro a dezembro) ficou em 16,19%, equivalente a uma rentabilidade mensal de 1,35%. Um excelente resultado haja visto que em 2015 convivemos com um cenário econômico bastante conturbado, com queda de PIB próximo a 3,70%, inflação acima de 10%, várias elevações na taxa de juros Selic promovidas pelo Banco Central, Ibovespa com queda de 13,31%, desvalorização do real frente ao dólar de 47%, dentre outros e que provocaram perplexidade nos investidores locais e estrangeiros, deixando-os inseguros e afastando-os dos mercados brasileiros.

Importante ressaltar que a FUSESC alcançou esses ótimos resultados sem agregar riscos a sua carteira. Se concentrou nas boas oportunidades de mercado e diversificou seus investimentos em papéis de baixo risco de crédito e bons retornos e no segmento de Renda Fixa. O destaque foram as aplicações em “Notas do Tesouro Nacional, série b” (NTN-b) de emissão do Tesouro Nacional e rendimentos corrigidos pela inflação mais juros, ativos estes importantes na administração de recursos de aposentadorias pois protege as reservas individuais dos participantes e assistidos da corrosão inflacionária além dos vencimentos longos compatíveis com os compromissos que a Entidade possui para o futuro.

Os planos de benefícios podem apresentar diferenças entre suas rentabilidades em função da distribuição dos investimentos nos diversos segmentos. A lâmina com os dados de dezembro/15, que inclui os indicadores financeiros do seu Plano de Benefícios, como rentabilidade, total de investimentos e composição de carteira por classe de ativos, deverá ser divulgada na página da Fusesc por volta do dia 20 de janeiro, tão logo esteja completa e revisada.

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de outubro de 2026

Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí será incorporada

O Banco do Brasil comunicou a Fusesc, nesta data (02/10), que foi aprovada a incorporação da Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí (PrevBEP)

Publicação

25 de setembro de 2026

Eleições Fusesc 2026: resultado

A Comissão Eleitoral encerrou o processo de votação e realizou a apuração dos votos do Processo Eleitoral de 2026 em 25 de setembro, com a

Publicação

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação

18 de setembro de 2026

Não localizou a sua senha de votação? Saiba o que fazer!

A Eleja enviou a senha de votação por SMS e e-mail no dia 18/09 (sexta-feira). A senha por WhatsApp será enviada no dia 21/09 (segunda-feira).

Publicação

18 de setembro de 2026

Envio de senhas de votação por SMS e e-mail começou hoje

Teve início nesta manhã o envio das senhas de votação por SMS e e-mail aos Participantes e Assistidos aptos a votar nas Eleições Fusesc 2026.

Publicação
Conecta