Taxa de juros no Brasil – Selic: O Comitê de Política Monetária Banco Central do Brasil – COPOM, reunido em 27/04/2016 decidiu, por unanimidade, manter a taxa de juros básica da economia – taxa Selic – em 14,25%. A decisão já era amplamente esperada pelo mercado financeiro. No comunicado que se seguiu a reunião o Banco Central fez indicações de que a melhora do cenário para a inflação ainda não foi suficiente para permitir cortes nos juros. De acordo com a pesquisa “Focus” realizada semanalmente pelo Banco Central junto a Consultorias e Instituições Financeiras e divulgada ao público em 02/05/2016, a expectativa destes agentes é de redução de 1% na taxa, fechando em 13,25%, ao final de 2016.
Estimativa de inflação no Brasil para 2016: Com base nesta mesma pesquisa “Focus” o mercado prevê, para 2016, inflação, medida pelo IPCA, de 6,94%, número melhor do que o contido na pesquisa realizada a quatro semanas atrás que era de inflação de 7,28%.
Estimativa para o PIB no Brasil em 2016: Também com relação ao PIB – Produto Interno Bruto – a expectativa do mercado financeiro é de crescimento negativo de -3,89%, número pior do que o divulgado na pesquisa “Focus” realizada a quatro semanas atrás que era de crescimento negativo de -3,73%.
Indicadores Financeiros do Brasil em Abril/2016: No mês a taxa de juros Selic, considerando que o mês possui 20 dias úteis, registrou variação 1,06%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b” – NTN-b – registrou variação de 3,93%, em função da redução dos juros nos negócios realizados no mercado secundário com esses papéis. O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados lastreados em Letras do Tesouro Nacional (LTN) e em Notas do Tesouro Nacional, “série f” (NTN-f) com variação 3,46%. O Ibovespa fechou em alta de 7,70% e o real se valorizou 3,04% frente ao dólar.
Estimativa de Rentabilidade das Cotas dos Planos de Benefícios em Abril: Com os dados que já dispomos estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos, no mês de abril, deverão situar-se no seguinte intervalo:
Plano de Benefícios I = entre 0,95% e 1,05%;
Plano Multifuturo I e Plano Multifuturo II = entre 1,00% e 1,10%.
Rentabilidade média acumulada das cotas dos planos nos últimos 12 meses: Nos últimos 12 meses, maio/15 a abril/16, a rentabilidade média acumulada dos planos de benefícios foi 16,02%, média mensal de 1,34%, e no primeiro quadrimestre de 2016, janeiro a abril, ficou em 5,08%, média mensal de 1,27%.
As diferentes rentabilidades entre os Planos de Benefícios são resultados da composição dos investimentos em carteira. As lâminas com os dados de abril/16, que inclui os indicadores financeiros do seu Plano de benefícios, como rentabilidade, total de investimentos e composição de carteira por classe de ativos, deverá ser divulgada na página da Fusesc por volta do dia 20 de maio, tão logo esteja completa e revisada.





