Notícias

Economista alerta a importância da educação financeira para crianças

| Notícias, Publicações

ensinar-filhos-valor-dinheiro

Educação financeira é um tema que ainda estamos aprendendo no Brasil, mas é super importante. Se para os adultos já é difícil controlar as contas, imagina para as crianças, mas é importante observar que elas aprendem pela experiência, então as pais que têm uma boa gestão financeira, tendem a formar filhos assim.

O momento adequado para começar a dar mesada é quando a criança tem alguma ideia do valor do dinheiro, o que acontece por volta dos seis ou sete anos. O valor de início deve ser pequeno e a criança tem que aprender a fazer escolhas, ela tem que saber que não pode ter tudo o que quer e precisa abrir mão.

O valor depende do que ela vai comprar com o dinheiro e é interessante dar um pouquinho a mais para incentivá-la a guardar. É interessante também lançar um desafio com regras abertas, algo como “se você conseguir juntar R$ 10, eu te dou mais R$ 10”. Isso faz com que a criança tenha vontade de guardar, sabendo que depois ela pode comprar coisas maiores.

Deixe claro a máxima da escolha e renúncia e que não se pode ter tudo. É possível também fazer um empréstimo a juros simbólicos para que a criança saiba que se ela gastou mais do que deveria, ela deve sofrer uma penalidade financeira por isso, como fazem os bancos.

Nunca faça barganhas ou eduque na base da chantagem, entenda que a criança tem que respeitar os pais e os mais velhos, independente da questão financeira, isso é uma questão de cidadania.

Fonte: G1

 

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS