Notícias

Aprenda a economizar em quatro passos e evite uma crise financeira

| Notícias, Publicações

Cute young black female doing finances

O ano é de crise. E não estamos livres de viver a nossa própria crise financeira se não estivermos preparados para enfrentar uma situação imprevista: demissão, uma doença que demanda muitos gastos no tratamento ou até mesmo uma separação.

Nós só somos independentes financeiramente quando temos uma reserva para nos sustentar por um período de tempo sem trabalhar. Então, se você não tem esta poupança para emergências como estas, confira algumas dicas para começar a economizar:

Primeiro passo: organização – Faça uma planilha financeira para que você consiga ver claramente para onde seu dinheiro está indo. Com isso, poderá saber seu custo fixo mensal. Siga um modelinho bem básico, mas que poderá ajudar: planilha financeira pessoal. Encontre algumas opções no site do programa A Escolha Certa – www.aescolhacerta.com.br.

Segundo: liquide as dívidas! – Precisamos nos livrar delas urgentemente! Inicie pela que tiver uma taxa de juros mais alta. De que forma? Tente uma renegociação com taxas melhores. Caso você tenha um dinheiro guardado, verifique com seu banco o valor para quitar a dívida na data de hoje. Você vai se surpreender com o valor final atual sem a taxa de juros.

Mas, além de quitarmos as dívidas, precisamos aprender com elas e entender de que forma a geramos. Se a dívida foi contraída em função de hábitos, este será o momento ideal para mudar seu modo de lidar com o dinheiro. E, com isso, evitar um novo endividamento.

Terceiro: evite usar o cartão de crédito – O cartão é um vício desnecessário, use-o somente em caso de necessidade, e não para qualquer compra. E nada de ficar pagando a fatura pelo mínimo! Isso gera uma “bola de neve” sem fim: pague a fatura no valor integral e depois se for necessário QUEBRE seu cartão ao meio.

Quarto: divida sua receita – Uma porcentagem irá para seu custo fixo mensal (aluguel/prestação do apartamento, condomínio, IPTU, luz, água, internet, telefone), uma porcentagem para você guardar (no mínimo 15%) e uma porcentagem para você usar em lazer.

Economizar não pode ser um sacrifício, tem que ser um prazer. Basta começar e você vai ver que guardar dinheiro será automático.

 

Fonte: Diário Catarinense

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS