Notícias

Matrícula escolar: é hora de pensar no assunto

| Notícias, Publicações

1

Uma família prevenida e planejada pensa com antecedência nas contas que virão, e um dos gastos que pode desestabilizar o orçamento é a matrícula escolar. Portanto, é necessário pensar no assunto, verificando se há a possibilidade dos filhos continuarem no mesmo colégio ou se terão que mudar.

O primeiro passo é chamar as crianças para uma conversa franca, na qual deverão tentar saber o que elas acham da instituição que estudam, se gostam e se querem continuar lá. De acordo com a resposta, o próximo passo é fazer um diagnóstico da situação financeira da família para ver se é possível a permanência – ou não – delas na atual escola.

Não se pode esquecer deconsiderar ainda valores além da mensalidade, como uniforme, lanche, material escolar, passeios eventuais, transporte, entre outras despesas.

Caso tenham interesse em continuar – ou em mudar –, os pais precisam fazer as contas e ver se o valor desse investimento ainda está cabendo no planejamento financeiro. Ressalto que o estudo é uma das melhores bases de formação que um indivíduo pode ter, sendo assim, vale a pena fazer um esforço para manter os filhos em um bom colégio.

Tente marcar uma reunião com o diretor da escola e exponha a situação. Diga que tem muito interesse em que seu filho continue lá, mas que está com algumas limitações financeiras. Veja a possibilidade de parcelar a matrícula, para não pesar no orçamento, evitando dívidas e até inadimplência com relação a outras contas do dia-a-dia.

Se, mesmo tentando de tudo – apertando o orçamento, conversando com o colégio e pedindo bolsa –, não for possível mantê-los ou matriculá-los na instituição que queriam, então, é hora de ter outra conversa e explicar a situação. Nós, adultos, costumamos achar que as crianças não entendem certas coisas; mas, acredite, elas compreendem muito bem.

Ainda que o jeito seja colocá-los em uma instituição mais barata ou até pública, tente ao máximo procurar uma que tenha estrutura razoável e um bom corpo docente. E não desanime; tente se planejar melhor para que, no próximo ano, a situação se normalize.

Fonte: Blog Infomoney

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS