Crédito consignado pode ser uma armadilha para idosos

1338212_30238506

O crédito consignado pode ser apontado como a principal dor de cabeça e armadilha para os idosos no Brasil. Apesar de auxiliar e ajudar muitas famílias brasileiras, esta modalidade de empréstimo vem provocando sérios problemas financeiros para milhões de aposentados no País.

Um estudo da Serasa Experian revelou que os inadimplentes com 61 anos ou mais já chegam a 6,99 milhões de pessoas.

Na visão do advogado especialista em Direito do Idoso, Fabricio Sicchierolli Posocco, do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores, duas são as situações mais corriqueiras que agravam os problemas financeiros dos idosos: a exploração ilegal de seus recursos, perpetrada por familiares ou pessoas da comunidade, como apropriação indébita de recursos financeiros ou bens e administração fraudulenta de cartão de benefícios previdenciários, e a contratação de empréstimos oferecidos por agentes financeiros, sem consentimento ou sem pleno conhecimento dos idosos quanto às regras e consequências dos contratos.

A educadora financeira Karen Calixto, da DSOP Educação Financeira, destaca que muitas instituições acabam disponibilizando o crédito consignado acima da capacidade financeira do idoso. “Neste caso, não há uma análise íntegra do custo de vida e comprometimento mensal dos idosos, vindo, assim, a descumprir inclusive com o Estatuto do Idoso, pois deixa de ser garantida e cumprida a legislação vigente, fornecendo uma vida digna e qualitativa a eles. Não há clareza nas informações passadas aos idosos”, relata.

Riscos

A presidente do IBDP, Jane Berwanger, reforça que o consignado não é uma boa opção, porque em geral os juros são altos e as prestações muito longas. “Os idosos acabam ficando com o benefício reduzido por muito tempo e muitas vezes não se dão conta do número de prestações. Já quanto às armadilhas do crédito, é comum empresas fazerem empréstimos sem que o segurado tenha solicitado. Às vezes são familiares que se aproveitam dessa condição”, alerta.

Fabricio Posocco orienta os idosos a só realizarem empréstimos se realmente necessário. “É importante também tomar ciência objetiva de todas as taxas e condições dos empréstimos realizados e não se deixar influenciar pela forte propaganda dos bancos em relação aos empréstimos consignados para idosos/aposentados”.

O advogado também alerta para o cuidado com o cartão de benefícios do INSS e as senhas. “O cartão e as senhas são alvos de pessoas mal intencionadas. Os idosos também devem tomar cuidado com as facilidades proporcionadas pelo cartão de crédito e os ‘parcelamentos mágicos’, bem como com o empréstimo destes para familiares e amigos”, conclui.

Fonte: A Tribuna

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Rio do Sul

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de maio, às 14h, em Rio do Sul, mais uma

Publicação
Conecta