Para o natal o costume é preparar uma deliciosa ceia e tê-la como uma oportunidade de estar entre familiares e amigos.
Desfrutar ao redor da mesa de conversas agradáveis, lembranças, bons vinhos, além de um delicioso jantar.
Pela pluralidade cultural do nosso país, encontramos pratos típicos de várias regiões do planeta e parece que cada família tem seus “segredos” e toques especiais para deixar o jantar ainda mais saboroso.
As ceias mais tradicionais envolvem peru, tender, pernil, lombo de porco, chester, bacalhoada, salpicão, arroz com amêndoas ou passas entre outros pratos.
Após o jantar, é hora das sobremesas: frutas, rabanadas, pudim, sorvete, pavê, manjar entre outras.
Só de pensar, já surge um sorriso nos lábios não é mesmo? Pena que o preço dessas delícias não nos traz a mesma alegria.
Porém podemos gastar menos, basta seguirmos algumas dicas;
- Após definir o cardápio, faça pesquisa em diferentes mercados. Com a lista na mão, compare os preços e fique com os itens mais baratos de cada um. O trabalho valerá a pena, quando tudo for colocado na ponta do lápis. Alguns disponibilizam os valores pela internet fazendo com que não se perca tempo e nem combustível.
- Se o típico peru está muito caro, faça a substituição por uma ave mais barata. Nos dias atuais, existem várias opções tão saborosas quanto, mas com preços melhores e se for o caso, não descarte a ideia do frango. O preparo é quase o mesmo e caprichando na apresentação e nos complementos, agradará a todos os paladares.
- Achou que o preço do tender também está “inacessível”? Encomende um bom pernil no açougue de sua confiança.
- O tradicional bacalhau pode ser substituído por outro tipo de peixe, que quando devidamente salgado se assemelha na textura e sabor, mas não no preço. (Por exemplo: Merluza, Miraguaia ou Abrótea, provenientes da água salgada e o Pintado, Piramatuba e Pirarucu, encontrados na água doce).
- Aproveite as promoções, compre com antecedência produtos que costumam ser usados nas ceias e que não sejam perecíveis: congelados, frutas em caldas, enlatados, azeitonas, vinhos, refrigerantes e leites condensados.
- Distribua as tarefas, combine com os outros familiares e convidados o que cada um poderá trazer. Fale sobre o cardápio e de quantas pessoas estão sendo esperadas para não errar a quantidade. Vale também cada um trazer sua bebida preferida (já gelada) para não faltar.











