Notícias

Fale sobre dinheiro com seus filhos

| Notícias, Publicações

crianca-presentes-1349892789090_615x300

Se o seu filho já está aprendendo a contar, é hora de começar a falar sobre dinheiro com ele. Mas ensinar o valor de notas e moedas é só o primeiro passo. Veja algumas formas de ensinar seu filho a lidar com dinheiro e respeitar o valor das coisas:

Avalie a possibilidade de dar mesada – Não é uma regra, mas uma mesada ou semanada pode ser uma boa forma do seu filho começar a lidar com dinheiro e aprender na prática. A quantia pode começar pequena, desde que a criança seja estimulada a fazer algumas operações com aquele dinheiro. A partir dos sete anos, esse pode ser um bom exercício.

Não associe mesada com notas – Estudar é responsabilidade da criança. O resultado disso virá com o tempo, tornando-se um adulto mais educado e bem sucedido. Logo, a mesada não deve ser dada como uma premiação pelos estudos.

Incentive objetivos – Uma das formas de ensinar seu filho a poupar é incentivando-o a guardar dinheiro para algo que ele queira muito, como ir a um parque, comprar um novo jogo ou outro brinquedo, etc. E a prática pode começar com o famoso porquinho. Vale colocar o nome do objetivo (exemplo: economias do Theo para o carrinho).

Explique porque não compra algo – Se você não compra algo, pois considera que é caro, que não é necessário, que excede seus gastos ou seu salário, tenha paciência e explique exatamente isso a seu filho. Ele precisa começar a entender limites também. Saiba dizer não. E explicar o motivo.

Ensine a diferença entre querer e precisar – Existem produtos necessários, como os de alimentação, vestuário e limpeza. E muitas outras coisas que ele apenas quer. Explique desde cedo essa “simples” diferença.

Dê o exemplo – Lembre-se que as crianças aprendem, acima de tudo, espelhando-se nas pessoas com quem convivem. Se você der o exemplo, seu filho vai aprender.

Fonte: G1

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS