Os resultados do mês foram influenciados:
Positivamente: Os retornos dos investimentos no segmento de Renda Variável e no segmento de Investimentos Estruturados.
Negativamente: No segmento de renda fixa os papéis, em carteira, de emissão do Tesouro Nacional e indexados à variação do IGP-m (Índice Geral de Preços do Mercado) influenciados pela baixa variação do índice de apenas 0,10% no mês.
COMENTÁRIOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO MERCADO FINANCEIRO:
Taxa de juros no Brasil – Selic: No mês não houve reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – COPOM e a taxa de juros básicos da Economia, taxa Selic, permaneceu em 9,25% ao ano. A próxima reunião ocorrerá em 06/09/2017 e a expectativa do mercado financeiro é por novas quedas, conforme revela a pesquisa “Focus” realizada pelo Banco Central junto ao mercado financeiro durante a semana de 28/08 a 01/09/17 e divulgada ao público em 04/09/2017.
Estimativa de inflação no Brasil para 2017: De acordo com a pesquisa “Focus” a expectativa do mercado financeiro para a inflação oficial (IPCA) para o ano de 2017, é de 3,38%, índice um pouco melhor do divulgado na pesquisa de quatro semana atrás que era de 3,45%.
Estimativa para o PIB no Brasil no ano de 2017:Para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), a expectativa do mercado, segundo a mesma pesquisa “Focus” é de crescimento de 0,50% em 2017, melhor do que o divulgado na pesquisa de quatro semanas atrás que era de 0,34%.
Indicadores Financeiros no Brasil no mês: O mês teve 23 dias úteis e com isso a variação da taxa de juros básico da economia (Selic), em julho, foi de 0,80%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b” – NTN-b – registrou variação de 1,34%.O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados ficou positiva em 1,06%. O Ibovespa fechou em alta de 7,46%e o dólar se valorizou 0,52% frente ao real.
As diferentes rentabilidades entre os planos de benefícios advém da composição das aplicações que cada um deles possui em carteira. A partir do dia 20 de setembro, já estará disponível para consulta a lâmina dos investimentos do seu plano de benefícios em www.fusesc.com.br, menu investimentos/rentabilidade e obtenha as informações de alocação por classe de ativos, rentabilidade acumulada e análise comparativa, cuja publicação ocorre mensalmente.






