Notícias

Reveja suas despesas e organize um orçamento

| Notícias, Publicações

person-s-hand-inserting-coin-white-piggybank-desk_23-2147892158

 

Para conseguir realizar seus objetivos você precisará repensar onde está alocando seus recursos. “Quando você mapeia todas as despesas, talvez até descubra que está gastando desnecessariamente em algum item”, diz Angela Nunes, planejadora financeira da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).

Talvez você nunca tenha prestado realmente atenção na conta da TV por assinatura, por exemplo. Nesse momento, muita gente pode perceber que estava gastando muito mais do que imaginava em restaurante, em táxi, cinema ou em roupas. Aí, é importante decidir onde é possível cortar. E lembre-se: “o planejamento financeiro precisa ser realista. Não adianta achar que você vai gastar R$ 100 de alimentação por mês se tem uma casa com duas crianças”.

De preferência, isso deve ser feito junto com a família. Quando você tem família e não há um consenso no planejamento financeiro, você pode estar navegando para um lado e a outra pessoa para o outro, afirma Angela. Ela indica que até os filhos podem fazer parte dessas discussões, como uma forma também de educá-los.

Nessa etapa, é necessário refletir sobre as suas prioridades, lembrando que estará sempre fazendo escolhas. Para você é extremamente importante sair para jantar três vezes por semana? Saiba que isso pode impedir a sua viagem nas férias, por exemplo. Aproveite esse momento também para refletir: você precisa mesmo do carro ou teria facilidade em usar o transporte público mais frequentemente?

Fonte: Época

Lâminas de rentabilidade – Abril/2022

A Fusesc disponibiliza, para acompanhamento do retorno dos Planos de Benefícios, a lâmina de rentabilidade, que sintetiza com clareza e transparência as informações do seu plano. Nesta lâmina, é possível consultar o histórico de rentabilidade do seu Plano de Benefício, quadros comparativos, gráficos de rentabilidade, alocação por segmento e...

+ LEIA MAIS